Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

A construção de barragens provoca um profundo impacto ecológico, que pode ser atenuado, em parte, pelo planejamento prévio de remoção da fauna atingida pela inundação local. Nas barragens construídas no  Brasil, esse planejamento tem como principal objetivo a devolução dos animais a um ambiente semelhante ao original. Antes do fechamento das comportas, procura-se deslocar o maior número possível de animais; após o fechamento, com a elevação gradual das águas, procede-se à captura dos que vão ficando ilhados para transportá-los a locais preestabelecidos, ou retê-los e enviá-los a instituições de pesquisas.

LIZASO, N. M. Rev. Bras. Zool. V. 2, n° 2, Curitiba,1983.
Disponível em: http://www.scielo.br (adaptado).

O procedimento de transporte dos animais e alocação em uma nova área livre de inundação, onde a espécie introduzida não existia antes do processo, tem como uma das consequências imediatas

  1. a sobrevivência destes animais, aumentando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico no novo local.
  2. o aumento populacional das espécies introduzidas, sem interferência dos grupos já existentes.
  3. o beneficio das espécies do novo local, pelo aumento de recursos e da possibilidade de sobrevivência de todas.
  4. a seleção artificial pelo aumento do número de espécies existentes no local e a variação populacional das espécies introduzidas.
  5. o desequilíbrio ecológico, pois a introdução das espécies causa variação na estrutura da comunidade existente no local.

Comentário da questão

A introdução de novas espécies em ambiente que não existiam antes causa o desequilíbrio ecológico, uma vez que essa nova espécie introduzida disputará o mesmo alimento e território, saindo muitas vezes em vantagem, pois pode não possuir predadores, ter mais agilidade do que as espécies nativas, entre outros fatores.  

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

0 0 68 0

Assunto