Questão 13

Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.

Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:

Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.

Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira:

  1. mais eficiente em pH básico.
  2. mais eficiente em pH ácido.
  3. mais eficiente em pH neutro.
  4. eficiente em qualquer faixa de pH.
  5. mais eficiente em pH ácido ou neutro.

Comentário da questão

Para uma boa remoção de gorduras é necessário que parte da molécula seja lipofílica e a outra hidrofílica, logo devemos fazer com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, pois como diz no enunciado, o ácido carboxílico é menos eficiente na remoção de gorduras, logo, o equilíbrio se deslocando para a direita o meio ficará básico, sendo assim mais eficiência em pH mais altos, meio básico.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

12 12 12 0

Assunto

pH

Polaridade de Moléculas