Questão 33

Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuída ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.

O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é

  1. a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
  2. o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.
  3. a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas.
  4. a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
  5. a herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes.

Comentário da questão

Animais de pelagem similar ao solo podem, por exemplo, ter mais chances de não serem predados, já que estariam camuflados no ambiente. Sendo assim, ocorre um processo de seleção natural, direcionando o fenótipo a essa direção, já que os animais de pelagem da cor do solo terão mais chance de procriar.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

33 33 33 0

Assunto

Evolução