Questão 25

O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3 , o HNO2 , o H2SO4 e o H2SO3 . Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis.

A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?

  1. HNO3 e HNO2.
  2. H2SO4 e H2SO3.
  3. H2SO3 e HNO2.
  4. H2SO4 e HNO3.
  5. H2CO3 e H2SO3.

Comentário da questão

No enunciado foi dito que, na água da chuva, são encontrados os seguintes ácidos: H2CO3,HNO3,HNO2,H2SO4 e H2SO3, logo, em uma mesma concentração, podemos dizer que o ácido mais forte dará uma maior acidez à água da chuva, no caso, o H2SO4 e HNO3.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

26 17 17 0

Assunto

Força dos ácidos

Química ambiental