Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão

O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).

Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que

  1. o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.
  2. os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.
  3. o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.
  4. as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.
  5. a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.

Comentário da questão

O inchaço urbano que ocorreu na região sudeste foi fruto de um processo de urbanização desordenado, processo comum em países subdesenvolvidos. As industrias de base eram localizadas onde se formaram esses centros urbanos. A dificuldade no acesso de terras e a busca por empregos e melhores condições de vida forçou o movimento migratório de muitos trabalhadores. As CLTs, Consolidação das Leis Trabalhistas, em Vargas, colaborou para esse processo uma vez que garantia direitos trabalhistas aos trabalhadores urbanos.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

75 0 0 0

Assunto

Migração

Migrações

Migrações Brasileiras