Questão 18

O manual de instruções de um aparelho de ar condicionado apresenta a seguinte tabela, com dados técnicos para diversos modelos:

Considere-se que um auditório possua capacidade para 40 pessoas, cada uma produzindo uma quantidade média
de calor, e que praticamente todo o calor que flui para fora do auditório o faz por meio dos aparelhos de ar condicionado. Nessa situação, entre as informações listadas, aquelas essenciais para se determinar quantos e/ou quais aparelhos de ar-condicionado são precisos para manter, com lotação máxima, a temperatura interna do auditório agradável e constante, bem como determinar a espessura da fiação do circuito elétrico para a ligação desses aparelhos, são

  1. vazão de ar e potência.
  2. vazão de ar e corrente elétrica - ciclo frio.
  3. eficiência energética e potência.
  4. capacidade de refrigeração e frequência.
  5. capacidade de refrigeração e corrente elétrica - ciclo frio.

Comentário da questão

Para manter a temperatura da sala agradável e constante, é necessário que o aparelho tenha a capacidade de manter essa temperatura, mesmo com a troca de calor das pessoas da sala com o ambiente. Para isso, precisamos que a corrente que passa pela fiação seja a máxima suportada sem provocar danos a mesmo ou o aparelho. As leis de ohm relacionam como seria a passagem dessa corrente pela fiação (considerando que ela possui uma resistência interna) e como essa resistência se comporta devido as dimensões dessa fiação.

1° Lei de Ohm: U=Ri. Logo, R=U/i
2° Lei de Ohm: R=ρl/A

Ao compararmos as 2 equações:

U/i=ρl/A
i=UA/ρl

Observando a equação encontrada, podemos ver que o valor da corrente (i) é diretamente proporcional a Área de seção transversal (A). Isso significa que para a corrente aumentar, a Área deve aumentar na mesma proporção.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

18 18 17 0

Assunto

Circuito elétrico

Eletrostática