Questão

Na figura, observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.

Disponível em: http:// www.mutirao.com.br.
Acesso em: 5 ago. 2009.

Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que

  1. a existência de áreas superáridas, áridas e semiáridas é resultado do processo de desertificação, de intensidade variável, causado pela ação humana.
  2. o emprego de modernas técnicas de irrigação possibilitou a expansão da agricultura em determinadas áreas do semiárido, integrando-as ao comércio internacional.
  3. o semiárido, por apresentar déficit de precipitação, passou a ser habitado a partir da Idade Moderna, graças ao avanço científico e tecnológico.
  4. as áreas com escassez hídrica na América do Sul se restringem às regiões tropicais, onde as médias de temperatura anual são mais altas, justificando a falta de desenvolvimento e os piores indicadores sociais.
  5. o mesmo tipo de cobertura vegetal é encontrado nas áreas superáridas, áridas e semiáridas, mas essa cobertura, embora adaptada às condições climáticas, é desprovida de valor econômico.

Comentário da questão

O uso de tecnologias em regiões climáticas adversas tem sido cada vez mais comum ao redor do planeta. O avanço desse emprego tem também alterado biomas, já que os gêneros produtivos não necessariamente correspondem ao clima natural da região.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

87 0 0 0

Assunto

Clima

Climatologia