Questão 32

Considere um equipamento capaz de emitir radiação eletromagnética com comprimento de onda bem menor que a da radiação ultravioleta. Suponha que a radiação emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo específico de filme fotográfico e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoço de um indivíduo. Quanto mais exposto à radiação, mais escuro se torna o filme após a revelação. Após acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo.

Dentre os fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e os átomos do indivíduo que permitem a obtenção desta imagem inclui-se a

  1. absorção da radiação eletromagnética e a consequente ionização dos átomos de cálcio, que se transformam em átomos de fósforo.
  2. maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio que por outros tipos de átomos.
  3. maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de carbono que por átomos de cálcio.
  4. maior refração ao atravessar os átomos de carbono que os átomos de cálcio.
  5. maior ionização de moléculas de água que de átomos de carbono.

Comentário da questão

A produção de imagens com fonte de Raio-X é feita colocando o objeto (no caso da questão, o pescoço) entre um filme e a fonte de radiação. Ao ligar o equipamento, feixes são incididos no objeto e no filme. A parte em preto da imagem representa a parte em que houve a incidência da radiação no filme. A parte em branco representa a parte em que não houve a incidência da radiação no filme, por que o feixe foi absorvido pelo objeto que estava no caminho. Ou seja, na produção de imagens em clinicas medicas, o corpo humano absorve a radiação da maquina e essa pode ser observada no filme, produzindo a imagem.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

32 30 30 0

Assunto

Ondas

Radiação