Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O ser humano como ser social

A professora Larissa Rocha fala sobre a socialização do ser humano, confira!

Interação social

A socialização

Bordieu e Habitus

Aplicação na sociedade


Um dos fatores essenciais no âmbito da construção das sociedades é chamado de processo de socialização. É justamente a partir desse processo que há a interação e integração dos indivíduos na sociedade a qual pertencem, através do aprendizado de hábitos, regras e saberes vinculados a uma determinada cultura.  Assim, o processo de socialização permite a assimilação de hábitos culturais e guia o aprendizado social dos indivíduos, que irão assimilar os valores e regras da sociedade específica da qual fazem parte.  A educação, por exemplo, é um componente fundamental do processo de socialização, a partir do qual as crianças se reconhecem como parte de um todo social, geralmente pelo contato com a geração adulta. Através da socialização nos tornamos seres sociais.

Todas as relações sociais estabelecidas pelos indivíduos ao longo de sua vida irão contribuir para o processo de socialização. Pelo contato com as normas, valores e diferentes grupos sociais acontecerá a socialização do indivíduo, numa teia complexa dentro da qual todas as pessoas moldarão seus hábitos e condutas. É evidente que os processos de socialização são diferentes de acordo com a sociedade em questão. Podemos dizer, nesse sentido, que o processo de socialização de uma criança educada num espaço urbano será diferente, por exemplo, da socialização de uma criança que vive campo.  Da mesma forma que podemos perceber que o processo de socialização de uma criança numa determinada tribo indígena pode apresentar muitas diferenças em relação ao mesmo processo numa outra tribo indígena.

Em geral, há dois tipos principais de socialização, a socialização primária e a socialização secundária. A primeira diz respeito à socialização que ocorre através da família, quando a criança entrará em contato com a linguagem e estabelecerá suas primeiras ralações sociais. Já aqui haverá a internalização de diversas normas que serão fundamentais para o segundo estágio do processo de socialização. A escola também é uma instituição que contribui para o estabelecimento uma socialização primária.

A socialização secundária diz respeito ao estabelecimento de papéis sociais que surgirão da relação e interação com o mundo e com outros atores sociais além da própria família. Ou seja, um indivíduo já socializado pelas instituições com esse objetivo continua adquirindo papéis sociais, intensificando a complexidade de sua rede de relações sociais. Essa complexificação pode ser afetada por problemas ocorridos na etapa de socialização primária, como a falta de internalização de normas e valores o que pode levar o indivíduo a descumprir regras básicas de convivência social.