Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Monarquia

Neste vídeo veremos as principais características da monarquia.

A monarquia constitucional

República

Presidencialismo

Parlamentarismo

Exercícios: monarquia

Exercícios: presidencialismo

Monarquia é uma forma de governo onde o líder acumula a função de chefe de Estado e de governo, mantendo suas prerrogativas até sua morte ou abdicação. A monarquia é comumente hereditária. Com o desenvolvimento político as monarquias se adaptaram ao liberalismo, tornando-se constitucionais. Dessa forma, o rei ou imperador mantém seu cargo de chefe de Estado, mas sem poderes decisórios. A grande maioria das monarquias atuais se aprensentam constitucionais, inseridas num regime democrático em que o cargo do monarqua é mantido por força da tradição, mas sem capacidades governamentais.

Já o presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é o chefe de governo e do Estado. O presidente é eleito e apenas pode ser destituído pelo processo de impedimento. Esse tipo de governo é mais comuns em sociedades multiculturais e demonstra a pluralidade política da nação. Nesse regime o líder do executivo costuma estar mais distante politicamente do legislativo e seu mandato tem prazo determinado.

Por sua vez o parlamentarismo é um sistema de governo em que o líder do governo está mais conectado com o legislativo. É comum que nesse sistema haja um chefe de Estado (presidente ou monarca) que não tenha poder de decisão.
No sistema parlamentarista o líder tem um mandato sem prazo determinado. Entretanto sua retirada do poder é muito mais fácil de realizar que a de um líder de sistema presidencialista. Esse regime é mais comum em países culturalmente mais homogêneos.