Meio Ambiente

A Química ambiental estuda os processos químicos que ocorrem na natureza e como afetam a relação do homem com o meio. Desde 1950, o homem alterou o meio ambiente mais do que em toda a história da humanidade. Assim, estudar como reduzir o impacto já existente ou prevenir novas poluições é o objetivo da química ambiental. Alguns dos principais aspectos que estudamos são: o efeitos estufa, a camada de ozônio, lixo, chuva ácidas, os 3 R's, biocombustíveis e tratamento de água e esgoto.

Continue estudando

QUÍMICA ORGÂNICA

Reações Orgânicas

Assim como as reações com compostos inorgânicos ocorrem, na química orgânica, temos varios tipos de reações que podem ocorrer, já que a variedade de funções existentes neste ramo é muito maior que na inorgânica. Para nos ajudar a organizar esse universo de especificidades, dividiu-se as reações orgânicas em 4 TIPOS GERAIS, dos quais se desmembram todos os tipos mais específicos, são elas: Reações de adição, Reações de substituição, Reações de eliminação, Reações de oxidação.
QUÍMICA ORGÂNICA

Polímeros

Os polímeros (do grego: ‘poli’ = muitos, ‘mero’= parte) são macromoléculas em cadeia formadas pela união de estruturas químicas repetidas, os monômeros. Se forem formados por um único tipo de monômeros, chamam-se homopolímero. Caso estejam presentes mais de um tipo de monômero, são chamados copolímeros.