Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Curta + Álbum: Bluesman

Curta + Álbum: Bluesman.

Bluesman é uma obra lançada pelo artista brasileiro Baco Exu do Blues em 2018. Foi lançado um album e um curta, que podem ser assistidos no youtube, clicando respectivamente aquiaqui. O curta ganhou prêmio no festival de Cannes.

Além de ter sido um sucesso, suas referências e potencial artístico são excepcionais. Trazendo questões raciais, de autoestima, e ressignificando pedaços da história, essa obra brasileira é imersa em muita potencia. 

Um dos grandes diferencial dessa obra é a subversão da imagem usual dos corpos negros em sua obra. Homens negros sorrindo, com sucesso, com dinheiro, com sensibilidade e autoestima é a imagem construída pelo autor da obra. 

Para compreender a obra, que também te ajuda a compreender justamente essas questões, é importante estar atento ao que chamamos de racismo estrutural. O racismo estrutural é o que está na estrutura da sociedade. De fato, até mesmo em termos numéricos, foi a partir do racismo e do trabalho escravo que a sociedade moderna se funda em suas estruturas, concentrações de renda e elites. Faz parte da estrutura organizacional da sociedade portanto o racismo. Mesmo que você nunca tenha visto por exemplo um negro apanhando na rua, com certeza no nosso imaginário de população carcerária, de violência, de fome, se associa a pessoas negras, enquanto vemos turmas de medicina se formando sem um negro sequer. O crescimento da discussão racial direcionou diversas políticas e também obras. Baco é fruto dessa discussão moderna e sintetiza em sua obra o sentimento do momento e as tendências ideológicas de discussão racial. 

"Eu sou o primeiro ritmo a formar pretos ricos
O primeiro ritmo que tornou pretos livres
Anel no dedo em cada um dos cinco
Vento na minha cara, eu me sinto vivo
A partir de agora considero tudo blues
O samba é blues, o rock é blues, o jazz é blues
O funk é blues, o soul é blues, eu sou Exu do Blues
Tudo que quando era preto era do demônio
E depois virou branco e foi aceito, eu vou chamar de blues
É isso, entenda
Jesus é blues
Falei mermo"