Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Esta aula estará disponível em breve

Essa aula estará disponível em breve

Que horas a estrela brilha?

"Esta história acontece em estado de emergência e de calamidade pública. Trata-se de livro inacabado porque lhe falta resposta. Resposta esta que alguém no mundo ma dê. Vós? É uma história em tecnicolor para ter algum luxo, por Deus, que eu também preciso. Amém para nós todos.”

Clarice Lispector

Lançado em 1977, a última obra de Clarice Lispector reflete, sem sombra de dúvidas, as incertezas e anseios de uma mulher que já estava caminhando para o fim de sua vida. Através de Macabéa e de Rodrigo S.M., personagem e narrador-personagem, respectivamente, somos levados a uma série de questionamentos existênciais e filosóficos ao longo da obra. Transformado em um episódio do programa "Cena Aberta" da Rede Globo, o livro de Clarisse ganha um novo destaque no cenário literário e televisivo brasileiro.

Cena da do episódio de "A Hora da Estrela".

http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/realiza%C3%A7%C3%A3o/s%C3%A9ries-de-tv/cena-aberta/hora-da-estrela

Os escritos da autora casam com a sua vida pessoal e com o contexto politico e social que o Brasil estava vivendo na década de 1970 com a intensificação do exôdo rural para as áreas centrais do país. Macabéa representa o sonho de muitos que se mudam para o Rio de Janeiro e para São Paulo em busca de melhores condições de vida e de uma ascensão social e econômica.

Gradativamente, a protagonista vai vendo seu sonhos irem por água a abaixo ao ser trocada por sua amiga pelo seu namorado e ao descobrir uma possibilidade de tuberculose. Ao longo da trama o desanimo e a perda de esperança levou Macabéa a se consultar com uma cartomante para saber sobre o que o futuro reservava para ela. A  esperança de um futuro melhor e de uma tentativa de se tornar "alguém" frente a sociedade está constantemente presente na produção e em diversos personagens, como no próprio namorado da protagonista que troca ela por alguem que tem uma condição melhor de vida e, consequentemente, seria uma possibilidade maior de ascensão.

O nosso clube cultural de hoje te convida para uma reflexão importante sobre vida, morte e, principalmente, sobre futuro. Em que momento a estrela de aguém brilha? E o que seria brilhar para você? Vamos juntos!