Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Clube Cultural - "A General" (1926), de Buster Keaton

Clube Cultural - "A General" (1926), de Buster Keaton.

O humor incompreendido

Um dos principais representantes do cinema mudo do inicio do século XX, o filme traz uma perspectiva de um humor mais sério e mais rebuscado. Contemporâneo de Charles Chaplin, Buster Keaton constrói um filme cômico bem no sentido contrário da comédia pastelão feita pelo primeiro. Lançado em 1926, o longa foi alvo de críticas devido ao seu alto custo e a uma forma de humor ao qual as pessoas não estavam habituadas naquele momento, principalmente pelo sucesso dos filmes de Chaplin.

Cartaz do filme "A General".

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-108016/fotos/detalhe/?cmediafile=21643328

O filme é um retorno a um importante período da história norte-americana: a Guerra de Secessão. O personagem principal, vivido pelo próprio autor, era um maquinista apegado pelo seu trem, A General, e que se vê em uma encruzilhada com a deflagração do conflito civil. O protagonista acaba sendo impulsionado pela namorada a se alistar na guerra devido a todo um contexto social de construção da imagem do homem como um ser bélico e viril que necessitava ir para o conflito para mostrar a sua coragem.  O fato de a sua inscrição não ter sido aceita pelos confederados (aqueles que lutavam para manter a escravidão nos Estados Unidos), devido ao fato de os militares considerarem o seu papel de maquinista mais importante, se torna uma questão com a sua namorada.

O sequestro do seu amado trem, A General, e da sua namorada pelo exército da União ( os Estados do Norte)  coloca o protagonista dentro do conflito bélico ao lado dos sulistas, rendendo as famosas cenas cinematográficas pelo qual ele também é reconhecido mundialmente.

No clube cultural de hoje, a ideia é mostrar e debeter sobre a importância desses filmes precursores para a construção de um cinema mais diversificado. Apesar de estarmos acostumados com as narrativas hollywoodianas, foram esses filmes lá no inicio do século XX que levantaram importantes questões e trouxeram novas técnicas para serem trabalhadas dentro do cinema.