Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Clube Cultural - Jojo Rabbit

Clube Cultural - Jojo Rabbit.

O humor como forma de crítica

Através de uma sátira, somos levados de volta a um mundo pré-Segunda Guerra Mundial e a construção do regime nazista na Alemanha sob a liderança de Hitler. Apesar de ser uma comédia, o filme reconstrói um contexto histórico polêmico e cruel mostrando a construção de um regime baseado na propaganda e na doutrinação de crianças e jovens. É através de Jojo Rabbit, que vemos de forma bem lúdica a forma que os nazistas faziam para arrebatar e conquistar tantos jovens em prol de suas causas. Através de um amigo imaginário, podemos ver a figura de Hittler, primeiramente como um coadjuvante o que já contrastava com a ideia de exaltação da imagem dele, e em segundo plano, como um homem patético devido as ideias tão absurdas dele.

Cena do filme "Jojo Rabbit".

https://www.huffpostbrasil.com/entry/jojo-rabbit-oscar-2020_br_5e3af775c5b6d032e76d5a40

Apesar da comicidade do longa-metragem, a coexistência do menino, que queria ser parte do grupo da Juventude Nazista, com uma menina judia, que era escondida pela mãe dele, reforça a desconstrução da intolerância propagada pelos nazistas através da relação construída ao longo do filme, humanizando a figura dos judeus através dela e da sua história de vida.

O filme foi alvo de muitas criticas quando foi lançado devido ao fato de retratar de forma cômica um personagem tão polêmico para a história recente do mundo. Segundo o autor, a ideia era mostrar que as ideias propagadas por esses nazistas eram tão absurdas que em um paralelo extremo poderiam ser ridicularizadas.

Importantes questionamentos são levantados ao longo do longa, que através de pequenas falas e cenas subvertem a lógica racista e segregacionista implantada por Hitler na Alemanha. Além disso, o filme também mostra a importância do papel feminino na resistência ao regime e aos desmandos da sociedade.

No clube cultural de hoje contamos com a presença especial da Renata Boldrini do Telecine para aquele bate papo sobre o filme e sobre a importância do mesmo em uma contexto de aumento exponencial da intolerãncia ao redor do mundo. Vamos juntos nesse debate essencial para a sociedade?