Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Clube Cultural - Tropicalia

Confira!

O disco da "Tropicália" ou "Panis et Circensis”, lançado em 1968 e que conta com a voz e produção de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes, já foi adicionado à lista de leituras obrigatórias para alguns vestibulares.

Considerado o marco do movimento tropicalista, que unia as importadas características de produções artísticas às manifestações culturais brasileiras , o disco é o resultado da mescla de variantes da música brasileira, como samba e baião, e influências musicais estrangeiras.

Você pode conferir a letra das músicas e questões que já caíram no ENEM sobre Tropicália pode clicar aqui!

Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes reunidos no disco que foi o marco do tropicalismo. (Imagem: Wikimedia)

Ta beleza, mas o que foi o Tropicalismo?

O tropicalismo começa a ganhar forma um ano antes do lançamento do disco, em 1967. Os festivais de música popular brasileira (MPB) que eram promovidos pela Record, foram palco de apresentações que chocaram a sociedade da época, à exemplo das épicas apresentações de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Esse fuzuê se dava porque a MPB passava por uma polarização na época. De um lado, artistas achavam muito importante que a música fosse engajada, como por exemplo Geraldo Vandré. Por outro lado, a Jovem Guarda, bem representada pelo Roberto Carlos, não trazia a potência política na produção cultural daquele momento, mesmo num contexto de torturas e ausência de contexto democrático.

Tanto Caetano quando Gilberto Gil apostaram em uma apresentação que unia essa polarização. De violão a guitarras elétricas, a novidade foi posta. A tropicália vinha, e vinha causando a grande mistura entre elementos que até então não dialogavam. Elementos populares e eruditos, nacionais e internacional, clássicos e modernos foram colocados na mesma obra numa composição harmónica e genial.  

A percepção do que estava sendo feito, elaboração e aprofundamento artístico que culminou nesse disco foi ao longo do ano de 67. A ditadura militar que prendeu e êxilou esses artistas interrompe esse processo. Além disso, o movimento sofreu críticas do movimento mais engajado, que clamava pela importância das mensagens diretas e mais combativas contra o regime político vigente.