Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Clube cultural: Filme "Você já foi a Bahia?" com João Daniel

Clube cultural: Filme "Você já foi a Bahia?".

O filme "Você já foi a Bahia?", também chamado de "Os três cavaleiros" representa a Carmem Miranda, o Pato Donald e o Zé Carioca. É o primeiro filme da história onde existem pessoas contracenando com desenho animado. Esse filme já se inicia com a Aquarela do Brasil, famosa música que exalta o nacionalismo e uma visão idealizada do território natural brasileiro.

Esse filme dos anos 40 tem como contexto uma série de regimes ditatoriais na América Latina. Os EUA estava num regime democrático e o contexto da luta contra a Alemanha Nazista era o grande motor geopolítico para intervenções americanas. Para construir a guerra, a demanda por matéria prima vinha de países como o Brasil. A demanda por borracha e minérios era crescente pelo contexto industrial e de guerras. Além disso, o interesse em estabelecer um mercado consumidor e estreitar as relações político comerciais com o Brasil motivou a criação do filme. Dessa forma, mesmo sendo um regime democrático nos EUA, havia uma certa vista grossa para os países que eram parceiros. Isso representou uma mudança geopolítica na postura norte americana nos anos 30!

O projeto de intervenção dos EUA de forma recorrente e violenta em países da América Latina com o intuito de garantir hegemonia norte americana, política conhecida como Big Stick durou portanto até os anos de 1933. O lançamento do filme traz diversas representações comunicativas da aproximação americana com o Brasil. Mesmo que os objetivos não tenham mudado, a forma ou o método de estabelecer essa relação foram alterados a partir do presidente Rossevelt. A política do Big Stick se transforma na política da Boa Vizinhança e tem os mesmos intuitos: aproximação política, matéria prima, acordos comerciais e garantir mercado consumidor.

Mas por quê a postura mudou? Sobretudo a última, a necessidade de garantir mercado consumidor, demanda uma postura menos agressiva e mais convincente por parte dos EUA. Além disso, a crise de 29 mostra uma grande fragilidade dos EUA, representando essa mudança de postura.