Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Pós-modernismo e contexto geral

Precisa de um help em prosa contemporânea? Deixa que a Amara Moira explica tudo!

Características marcantes

Prosa de vanguarda

Ultrarrealismo

Carolina Maria de Jesus

Humor e minimalismo

Romance psicológico

Escritores LGBTs e negros

Tendências contemporâneas

As tendências contemporâneas caracterizam-se pelas manifestações literárias a partir de meados do século XX até os dias atuais. Há uma vasta gama de autores que exploram as diferentes formas de expressão na prosa, uma vez que não há mais “moldes” estéticos, a intenção artística do momento é usufruir da liberdade e temática textuais. É difícil agrupar todos os autores contemporâneos, pois ainda estamos presenciando essas tendências em nosso dia a dia. 

Rubem Braga

Considerado um dos maiores cronistas do Brasil, Rubem Braga (1913 – 1990) nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. O autor formou-se em Direito, mas não exerceu a profissão e foi no mundo das Letras que seu nome se consagrou. Entre as temáticas abordadas, há a de cunho intimista, que retrata bastante sobre a personalidade do autor associado aos momentos de introspecção que viveu ao longo da vida. Rubem Braga conferiu caráter poético à prosa e escreveu sobre temas amorosos e reflexivos, sempre valorizando elementos do cotidiano e o prosaísmo.

Caio Fernando de Abreu

Caio Fernando de Abreu (1948 – 1996) ganhou o coração de inúmeros leitores com seus textos de cunho intimista, linguagem leve e temática amorosa. O autor nasceu em Santiago do Boqueirão, em Rio Grande do Sul e, durante a década de 1970, período do regime militar, foi perseguido pela força policial e fugiu para a Europa, retornando ao Brasil alguns anos depois.

Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues (1912 – 1980) é tido como um dos maiores dramaturgos do país. Nelson foi cronista, romancista, folhetinista e teatrólogo. Muitos críticos o enxergam como um autor de cunho Modernista, mas Nelson Rodrigues também conquistou grande influência no que hoje se chama de teatro contemporâneo, uma vez que entre as temáticas abordadas se encontram a questão do adultério, da morte, do suicídio e do preconceito. 

Luis Fernando Veríssimo 

Luís Fernando Veríssimo, filho de Érico Veríssimo, é escritor, cartunista, humorista, tradutor e além de cronista, músico. É considerado um dos escritores mais populares do país e suas crônicas ficaram conhecidas pelo caráter humorístico, sendo publicadas em diversos jornais, como por exemplo, O Globo e Estadão. Seus cartuns também abordam as temáticas sociais, culturais e políticas vigentes, sempre incitando o humor e a ironia a fim de provocar a reflexão no leitor. 

Lygia Fagundes Telles

Nascida em São Paulo, a autora Lygia Telles é uma grande romancista e contista brasileira. Em 1985, tornou-se a terceira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras e sua literatura explora, de forma intimista, a psicologia feminina, o universo urbano e as relações interpessoais. Além disso, em 2016, aos 92 anos de idade, Lygia Fagundes Telles tornou-se a primeira mulher brasileira a ser indicada ao prêmio Nobel de Literatura.

Nélida Piñon

Membra da ABL (Academia Brasileira de Letras), Nélida Piñon ganhou representatividade na literatura brasileira por abordar, tanto em seus contos, como em seus romances, temáticas cotidianas que envolviam as relações na pós-modernidade. Também com o incentivo de renovação linguística e estrutural, reflete sobre as inquietações humanas, desenvolvidas a partir de fragmentos de emoções, ideias e pensamentos.  Suas obras mais conhedcidas são: A República dos Sonhos, Vozes do Deserto, A Força do Destino e Uma Furtiva Lágrima.