Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão 01 - Ouro na América Espanhola

O principal método de exploração na América Espanhola foi o metalismo, um braço econômico do sistema mercantilista.

Questão 02 - Índios e portugueses

Questão 03 - Colônia de povoamento e exploração

Questão 04 - Genocídio indígena

Questão 05 - Eurocentrismo nas colônias

Colonização da América

Se a colonização espanhola na América se concentrou nas riquezas minerais e na exploração da mão de obra indígena, na colônia portuguesa, a escravidão de africanos e o projeto agrícola foram as bases da colonização lusitana. O historiador Sérgio Buarque de Holanda, ao analisar as diferenças entre as duas colonizações compara a aventura portuguesa ao trabalho dos semeadores e a ocupação espanhola ao esforço dos ladrilhadores.

Para o autor, os lusitanos com seu espírito aventureiro encaravam a colonização na América como uma fonte de exploração rápida dos seus bens, ou seja, como um semeador, os portugueses apostaram na agricultura e realizaram a ocupação de forma dispersa, sem um planejamento e visando lucros rápidos. Os espanhóis, por sua vez, como os ladrilhadores, investiram na colonização urbana e racionalizada que, apesar de mais lenta, levou a uma ocupação muito mais sólida e menos voltada para a agricultura.

Essa forma de colonização portuguesa, além de justificada pelo espírito aventureiro português, que buscava muito mais a exploração do que o sedentarismo, também pode ser explicado pelas condições demográficas e pela qualidade da terra. A baixa quantidade de portugueses dispostos a colonizar diversas partes isoladas do território brasileiro dificultava processo de ocupação, assim como emperrou o próprio desenvolvimento das capitanias hereditárias e “atrasou” as descobertas de metais preciosos.

O que podemos afirmar com toda certeza é: cada Monarquia Nacional implantou o seu projeto de forma distinta e o processo de colonização do "Novo Mundo" inaugurou um período de intensa exploração física e material dos novos territórios descobertos. Além disso, a ação dos europeus levou aquilo que é chamado por alguns historiadores de o maior genocídio já conhecido pela história com a aniquilação de milhões de nativos.