Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

República de Weimar

Neste vídeo o professor Renato Pellizzari fala sobre a humilhação alemã, culpada pela primeira guerra e punida pelo Tratado de Versalhes. http://desconversa.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Materialdeapoio-historia-nazismo-3-a-serie.pdf

Polarização Política

Escalada para o poder

As Características do Nazismo

Auge e Queda do Nazismo

Questão 1 - ENEM 2012

Questão 2 - ENEM 2009

Nazifascismos e o caminho da Segunda Guerra Mundial


O nazismo e o fascismo surgiram a partir de grupos e partidos ultranacionalistas, que defendiam uma política baseada em um Estado forte e totalitário, que pudesse solucionar as crises geradas pelas consequências da Grande Guerra. Os dois modelos se utilizaram do sentimento revanchista da Primeira Guerra Mundial para criar um clima ostensivo em seu território e se capitalizaram desse clima para conseguir chegar ao poder, governando de forma autoritária. No caso do Nazismo Alemão, o revanchismo surgido após as imposições do Tratado de Versalhes também pode ser considerado um dos motivos para o fortalecimento deste regime na Alemanha.

Fascismo

O nome Fascismo designa um governo autoritário e extremamente nacionalista. Considerado de extrema-direita, o fascismo teve seu início na Itália e era extremamente hostil a qualquer tipo de governo de esquerda, especialmente o socialismo soviético. O nacionalismo exacerbado, o militarismo e a liderança carismática eram três de suas mais marcantes características. Mussolini, líder fascista italiano, era vinculado ao chamado Partido Nacional Fascista. Em 1922, na marcha sobre Roma, Mussolini foi nomeado primeiro ministro italiano, com o apoio de diversos setores da sociedade da época. Dois anos depois, em 1924, se utilizou de manobras políticas para tornar-se o único no poder na Itália, instaurando uma espécie de ditadura consentida.

Nazismo

O Nazismo é considerado uma vertente do fascismo. Hitler: nascido na Áustria, participou da Primeira Guerra Mundial e foi reconhecido militarmente por sua bravura. Após o fim da guerra se filiou ao Partido dos Trabalhadores Alemães, que viria a se tornar o Partido Nacional Socialista Alemão (ou Partido Nazista, como ficou conhecido). Em 1921, tornou-se líder do partido e posteriormente foi nomeado chanceler, se utilizando do partido para eliminar toda e qualquer oposição a ele. Em 1934, considerado como Führer do Terceiro Reich, estava no controle de toda a Alemanha nazista, mantendo a posição de líder do Partido Nacional Socialista.


O nazismo tinha como particularidade as teorias antissemitas. Hitler defendia a superioridade da raça ariana e realizou uma alarmante perseguição aos judeus.

Características do nazifascismo:

 

• Totalitarismo – Com a concentração do poder nas mãos de uma única pessoa, o Estado totalitário exerce uma política de total controle das esferas política, econômica, social e cultural, seguindo as exigências de quem se encontra no poder.
• Militarismo – Tanto o nazismo quanto o fascismo construíram sociedades militarizadas por onde passaram, preparando a população para políticas de expansão, de retomada de territórios anteriormente perdidos e, consequentemente, para a proteção contra inimigos.

  • Nacionalismo - valorização exacerbada da cultura, símbolos (bandeiras, hinos, heróis nacionais) e valores da nação.

• Anticomunismo - os comunistas foram culpados pelos nazifascistas como sendo os grandes responsáveis pelos problemas sociais e econômicos existentes. Muitos comunistas foram perseguidos, presos e executados pelos nazifascistas da Alemanha e Itália.

• Antiliberalismo – Após os impactos no liberalismo, causados pela Grande Guerra e pela Crise de 1929, o nazifascismo se fortaleceu como uma crítica e oposição a este modelo do capitalismo, justamente por sua proposta de intervenção estatal na economia.