Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Características da Guerra Civil Espanhola

Neste vídeo, o professor William Gabriel nos explica o que foi a Guerra Civil Espanhola relacionando-a com o contexto em que estava inserida.

Características da Segunda Guerra Mundial

Consequências da Guerra Civil Espanhola

O massacre de Guernica e o estopim da Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial: uma continuidade da Primeira?

Antecedentes da Segunda Guerra Mundial

A Batalha de Stalingrado e as consequências da Segunda Guerra Mundial

Pacto Nazi-Soviético e o início da Segunda Guerra Mundial

 

Considerada como uma espécie de “laboratório” da Segunda Guerra Mundial, a Guerra Civil espanhola foi um confronto entre as forças fascistas lideradas pelo General Francisco Franco, com apoio da Alemanha Nazista, contra a aliança de esquerda formada por socialistas, anarquistas e liberais espanhóis, com apoio da União Soviética. Em 1931, o movimentos republicanos tomaram fôlego e derrubaram a monarquia espanhola, instalando no país uma república.

A nova forma de governo, apesar de realizar algumas reformas consideradas progressistas, como a separação do Estado da Igreja, acabou sendo atacada tanto pela esquerda, quanto pela direita, aprofundando assim a polarização política no país. Enfim, nas eleições de 1936, a vitória da esquerda colocava uma maioria de socialistas no parlamento e entregava a presidência da república para Manuel Azaña, tendo como Primeiro-Ministro o socialista Largo Caballero. Insatisfeitos com o crescimento da esquerda, organizaram-se em grupos como a Falange Tradicionalista Espanhola, de orientação fascista e ultranacionalista e tentaram iniciar um golpe de Estado liderado pelo General do exército Francisco Franco.

Entretanto, apesar do poderio militar ao lado da Falange, a organização da esquerda, através de milícias armadas e contando com o apoio de socialistas e anarquistas de todo o mundo, iniciou um movimento de resistência, organizado na Frente Popular. A guerra terminou em 1939, com a vitória da Falange e a ascensão de Francisco Franco ao poder, iniciando uma das mais longas ditaduras fascistas da história.

Enfim, a batalha entre os espanhóis ficou conhecida como um “laboratório” para a 2º Guerra Mundial porque a Alemanha e a URSS foram os principais apoiadores dos lados em conflito. Além do apoio, as duas potências também aproveitaram o campo de batalha espanhol para testar novas armas, novas tecnologias, novas táticas de guerra e se preparar para possíveis batalhas no futuro.