Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Fim da URSS: Acaba a bipolaridade mundial

Neste primeiro vídeo veremos como o que ficou para trás na estrutura política mundial e qual seria, portanto, a nova ordem mundial. Estados Unidos se destaca como maior potência em todos os sentidos, porém, surgem países na Europa, como Inglaterra e França que conseguem, ao menos, negociar com ele.

Globalização e Neoliberalismo: Uma nova conjuntura de poder

Blocos econômicos: Novas organizações

Os BRICS: O Brasil e os BRICS

A ONU: Organização das Nações Unidas

Fórum Mundial Social: O questionamento da nova organização

Nova ordem mundial

O breve século XX, segundo o historiador Eric Hobsbawm, foi um período marcado por uma série de conflitos, mudanças e transformações que impactaram a sociedade global. Após a desintegração da bipolaridade, que era a caracteristica central da Guerra Fria, o mundo precisou repensar suas relações políticas, econômicas e sociais.

A desintegração da URSS, a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria fizeram com que a geopolítica mundial entrasse em um novo capítulo: a multipolaridade. É importante destacar que o capitalismo e o neoliberalismo se consagraram vencedores devido ao fracasso do socialismo soviético. A Nova Ordem Mundial que surgiu no final do século XX deve ser analisada diante do contexto das relações socioeconômicas e politicas construídas, principalmente, durante o pós Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ser uma potência militar e econômica, os EUA não ocupam mais o local de principal economia mundial, pelo menos, não nos moldes que ocupava durante a Guerra Fria. A partir da década de 1990, surgiram diversos os blocos econômicos que começaram a se fortalecer e aparecer como importantes eixos políticos e econômicos mundiais: a União Europeia, o Mercosul, os BRICS, os novos Tigres asiáticos e a Aliança do Pacífico (APEC).

Além dos blocos econômicos e políticos, podemos citar também outros países que passaram a ter protagonismo na economia mundial, como a China que despontou nos últimos anos como uma grande produtora de tecnologia e produtos. Afinal, boa parte do que consumimos hoje vem de lá, né!

Além da multipolaridade no sentido político e econômico, o século XX, especialmente seu final, foi marcado por uma série de conflitos culturais. Esses conflitos são um resultado óbvio do fim da bipolaridade e da desintegração da antiga URSS. O sentimento nacionalista e a luta pelo reconhecimento de determinados territórios são conflitos que possuem sua origem no século XX e que permanecem até a atualidade.