As Revoluções Industriais e o Imperialismo

O desenvolvimento industrial acontece com por meio de alterações nas formas e lógicas de produção. São os chamados modelos produtivos, as formas de se produzir, como o fordismo e o toyotismo. Eles estão associados as revoluções industriais. Chamamos de revolução industrial quando um modelo produtivo novo supera o anterior, causando verdadeiras transformações na organização produtiva mundial e no mundo do trabalho.

Continue estudando

MUNDO CONTEMPORÂNEO

Europa no século XIX

As revoluções liberais ocorridas na Europa do Século XIX podem ser compreendidas como um desdobramento das reivindicações que emergiram com as Revoluções Burguesas, em especial a Francesa. Esses movimentos marcaram a derrubada definitiva do Antigo Regime na Europa. É importante lembrar, ainda, que, além do liberalismo, o nacionalismo ganhou grande força no século XIX. Muitos dos acontecimentos do período são fundamentais para entendermos o Século XX e as Guerras Mundiais
MUNDO CONTEMPORÂNEO

A América no século XX

O estudo da América no Século XX se relaciona com os desdobramentos da Independência da América e suas consequências. No caso da América Inglesa, estudamos os Estados Unidos, e seu posicionamento imperialista em relação ao continente americano, em especial na América Central. Em relação a América Espanhola, estudamos os diversos de países formados após a independência – como Argentina, Chile, Cuba, México, etc. No século XX, destacamos também a forma como as tensões do mundo bipolar repercutiram no continente americano, com a formação de ditaduras de direita e de esquerda.