O Mundo Clássico

O Mundo Clássico compreende as civilizações da parte ocidental do planeta, onde destacamos a greco-romana. O destaque dado ao estudo das civilizações Grega e Romana se deve a influência que tiveram na formação de vários conceitos e instituições que hoje permeiam a nossa vida, no mundo ocidental, como a democracia (no caso grego) e cristianismo (no caso romano). O Mundo clássico chegou ao fim com a crise do Império Romano e o advento da Alta Idade Média.

Continue estudando

MUNDO ANTIGO

O Antigo Oriente Próximo

O estudo da História Antiga contempla as civilizações do Antigo Oriente Próximo e do Mundo Clássico. No Antigo Oriente Próximo, estudamos a civilização egípcia e os vários povos que dominaram a região da Mesopotâmia, nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates, como os sumérios, amoritas, assírios e caldeus. Também conhecidos como civilizações hidráulicas, essas culturas reuniram populações que sobreviviam da exploração das águas e terras férteis presentes na beira dos rios.
MUNDO MEDIEVAL

Alta Idade Média

A Idade Média compreende um período de cerca de mil anos, iniciado após a Queda do Império Romano do Ocidente, que marcou o fim do Mundo Clássico. O período chamado de Alta Idade Média ocorreu entre os século V e X, e teve como principal característica o modo de produção feudal. Nesse sistema, o poder era descentralizado, a economia voltava-se para a subsistência de cada um dos feudos, e a sociedade era estamental. Havia, ainda, o trabalho servil e, do ponto de vista cultural, o fortalecimento do teocentrismo com a Igreja Católica.