Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Egito: noções gerais

Aula sobre Egito: noções gerais. Confira!

Mesopotâmia: noções gerais

Idade Antiga

Quando começamos a estudar a Idade Antiga, é bastante comum ouvirmos dizer que esse período histórico foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. É importante lembrar, no entanto, que a existência de uma civilização não faz referência à existência de um povo “mais evoluído” do que outros que viveram anteriormente. Essa nomenclatura, ao contrário disso, é utilizada para explicar a existência de uma série de características específicas, como instituições políticas, hierarquização e diversificação social.

Não é possível apontar um local específico onde teria surgido “a primeira civilização” do mundo antigo. Quando olhamos para o Oriente, temos o desenvolvimento das civilizações chinesa e indiana, além da formação da civilização egípcia e dos vários povos que dominaram a região Mesopotâmica - localizada nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Também conhecidas como civilizações hidráulicas, essas culturas agruparam largas populações que sobreviviam da exploração das águas e terras férteis presentes na beira dos rios.

No continente africano, povos anteriormente nômades passaram a ocupar as margens do rio Nilo e desenvolver uma sociedade hidráulica e agrária graças as cheias do rio. Tendo em vista que o norte da África possui um clima árido e regiões desérticas, o rio Nilo, como afirmou o grego Heródoto, tornou-se a “dádiva do Egito”.

A região da Mesopotâmia (palavra que em grego significa “entre rios”) marca um processo histórico de sedentarização da humanidade. Os antigos grupos humanos que habitavam aquele território costumavam viver como nômades, sem lugar fixo, no entanto, a ocupação da região ao redor dos rios Tigre e Eufrates permitiu uma experiência revolucionária, que estabeleceu Cidades-Estados, uma agricultura estável e a construção de importantes tecnologias e técnicas para aproveitar a água da região.