Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A importância da empatia, da coragem e da vulnerabilidade na sua vida

Confira!

Foram 44 aulas do GEP até a data de hoje!! O tempo passa rápido, né? Ao longo dessas aulas do Guia do Estudo Perfeito, conhecemos diferentes métodos, técnicas e estratégias para nos ajudar a potencializar nossos estudos. Disso tudo, fica muito aprendizado para a vida. Nesta aula, não poderíamos falar de outra coisa a não ser a importância da empatia, da coragem e da vulnerabilidade na sua vida.

 

Empatia

A empatia pode ser definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender o ponto de vista, a postura de outra pessoa. Na parte teórica, a empatia é uma habilidade da inteligência emocional e é fundamental desenvolvê-la. No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre essa habilidade!!

 

Como ser mais empático

  • Escute de verdade. Um simples “estou bem” dito de forma abatida não é um bom sinal. Interaja com a pessoa de verdade!! Vá além dessa interação inicial e busque saber como está sua família, seus desejos, o que ela planeja para o futuro...
  • Use uma linguagem empática. Comunicar-se de forma a transmitir nossa empatia (“Hum, eu também me sentiria assim” ou “Me explique melhor como você se sente. O que aconteceu?”) faz com que o outro se sinta compreendido.
  • Não adianta julgar, pois isso só afasta as pessoas. Cada um pensa de uma forma resultante da sua história.
  • Procure encontrar algo em comum, e não as diferenças. É muito difícil desenvolver a empatia quando você se fixa na diferença, na oposição. Busque encontrar algo que vocês possam compartilhar.

A empatia é capaz de mudar a nossa sociedade por completo. No TED abaixo, a bióloga, especialista em empatia, Tati Fukamati fala dessa força poderosíssima!!

 

Coragem

Coragem significa agir com o coração, agir de forma verdadeira. A vida é um constante desafio e é necessário superar os obstáculos, mas, às vezes, fracassamos e isso é normal. Assim, ser corajoso não significa ausência de medo, mas agir mesmo com esse sentimento. O medo é um recurso bem interessante. Ele já nos ajudou , muitas vezes, a evitar situações perigosas, porém, também é capaz de nos segurar e impedir nossa evolução. Isso significa que o medo não deve ser controlado, isolado emocionalmente de alguma forma, e que, a partir de amanhã, encaremos o mundo como o Super-Homem. No vídeo abaixo, Will Smith fala sobre como tem sido seu desafio de enfrentar o medo.

 

Vulnerabilidade

No dicionário, vulnerabilidade é definida como a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado, servindo tanto para pessoas como para objetos. No sentido emocional, as vulnerabilidades se referem às dificuldades que enfrentamos e à vergonha que sentimos de nós mesmos. Não acreditamos no nosso potencial e sentimos vergonha das nossas fraquezas e fragilidades. Emocionalmente, nos impedimos de fazer ou realizar o que tanto gostamos por medo. No parágrafo anterior, já falamos sobre como devemos encarar nossos medos. No vídeo abaixo, a pesquisadora e contadora de histórias Brene Brown comenta um pouquinho sobre como o fator vulnerabilidade se revela decisivo para as interações humanas, o senso de comunidade e, mais amplamente, para a capacidade humana de sentir empatia e pertencimento.

 

Leituras recomendadas

A motivação é uma peça fundamental na rotina de trabalho, de estudos, no seu dia a dia. Nesse sentido, o texto de Jean Philippe Rosier sobre Como desenvolver sua motivação é excelente. Ele afirma que você pode desenvolvê-la a partir de três pontos: sensação de controle, conexão com o propósito e calibrar seu estado de flow. Quer saber mais? Então, clique na imagem ao lado!!

Uma outra leitura super-recomendada pelo Guia do Estudo Perfeito é a entrevista de Matthew Syed, realizada por Alexandre Teixeira. Matthew Syed é considerado um dos mais influentes pensadores da “ciência da alta performance” e fala que “um bom começo para obter sucesso é se preparar para fracassos (e aprender com eles)”. A entrevista dele está disponível aqui.

Por fim, nada melhor que terminar nossa seção de leituras recomendadas com um discurso incrível de Sheryl Sandberg, COO do Facebook e uma das executivas mais bem-sucedidas do mundo. Ela fala sobre as perdas profundas e pessoais na sua vida, além da importância da resiliência, em discurso para alunos da Universidade de Berkeley, na Califórnia. O discurso na íntegra e o vídeo você encontra clicando na imagem abaixo.

 

Exercício

 A vulnerabilidade não é um tema fácil para todo mundo. Mas que tal testarmos isso com um exercício?

Pense em uma das suas maiores fraquezas, em algo que te torne vulnerável. Assumir isso nem sempre é fácil, e publicamente é mais difícil ainda. Mas que tal você abraçar a ideia e fazer dessa sua vulnerabilidade um ponto de força? Crie uma publicação lá no grupo do Descomplica-Vestibulares nos contando uma das suas fraquezas. Não tenha medo de assumir!! Todo mundo tem suas dificuldades e fragilidades. Qual é a sua?