Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O que fazer a 3 meses do Enem?

Confira nossa aula ao vivo

Estamos bem próximos do Enem. O tempo passa a ser uma questão muito importante e, assim, é necessário pensar em um conjunto de estratégias específicas. Mas calma, nada de desespero!! Descubra o que você pode fazer a pouco menos de 3 meses do Enem.

 

Tenha foco

A essa altura do jogo, você precisa saber de cabeça quais são os conteúdos que mais caem no Enem e ter certeza de que não possui dúvidas nessa parte. Por exemplo, em Geografia, Agrária, Impactos Ambientais, Questões Econômicas e Globalização, Geografia Urbana e População estão entre os temas que mais caem no Enem. Você não pode ter dúvidas nesses temas. Isso não significa que você deve apenas estudá-los. Garanta que seu nível de dúvida seja zero nesse conteúdo.

 

Revise com exercícios

A revisão é uma parte fundamental da sua estratégia e que não pode faltar. Bem, você deve ter foco nos assuntos que mais caem no Enem. E por que não revisar esses assuntos com exercícios? Use a aba de exercícios para encontrar mais questões sobre aquele conteúdo em que você tem muita dificuldade ou precisa revisar.

 

O segredo da revisão

  • Enumere tudo o que já estudou até agora, escrevendo isso em uma folha de papel.
  • Pegue um marca-texto ou uma caneta vermelha e sublinhe, entre esses temas enumerados, aqueles que mais caem no Enem.
  • A partir disso, você terá os conteúdos que já estudou e que mais caem no Enem.
  • Em quais desses conteúdos você tem mais dificuldade? Comece a sua revisão por aí!!

 

Se você tiver muitas dificuldades nos exercícios, faça uma revisão mais aprofundada assistindo à aula. Agora, se for uma dúvida simples, você já assistiu aos vídeos do Minuto Resumo, no YouTube? Então, corra e não perca essa chance!!

 

Ganhe tempo

Se você já assistiu a qualquer aula do GEP, sabe a importância de e como estudar com exercícios. Se ainda não sabe disso, confira o vídeo abaixo e se liga nas dicas!!

Os exercícios servem, também, para você treinar!! É igual a um treino físico mesmo, em que você deve ficar atento ao volume e à intensidade. Se você aumenta o volume, você diminui a intensidade, e vice-versa. No início, pode ser interessante que você aumente a quantidade, o volume de exercícios: 20, 30, 40 questões por dia!!! Você deve fazer mais exercícios daquele assunto e ponto!! Quando mudar a carga de intensidade, sua preocupação é outra. Sabe aquela matéria em que você tem muita dificuldade? Selecione questões sobre esse assunto do Enem e de vestibulares famosos, como UERJ, Fuvest, Unicamp. É como se você fosse fazer um exercício localizado. A repetição não é o objetivo, e sim a qualidade. Você está aumentando a intensidade, então, está fazendo exercícios mais difíceis e mais rápido, o que resulta em uma menor quantidade de questões. Por fim, crie uma estratégia para não perder tempo nas questões. Se você está demorando mais de 3 minutos em uma questão e não vê a solução, pule para outra. Você pode até sinalizar a questão para voltar mais tarde. Isso até te ajuda a se lembrar do conteúdo, pois seu cérebro, de certa forma, continua processando essa informação.

Todas essas estratégias foram explicadas no vídeo abaixo, então, se ficou com alguma dúvida, é só clicar e conferir.

 

 

Exercício

Nesta semana, sua meta é repensar sua estratégia a pouco menos de 3 meses do Enem. Veja bem, isso não significa que necessariamente você precisa mudar algo. Enumere todos os pontos positivos da sua rotina de estudos até agora. Depois, faça o mesmo com os pontos negativos. Reflita se, entre esses pontos, existe algo que você deva mudar. Por exemplo, você tem percebido que o tempo gasto com resumos é cada vez maior, diminuindo sua disponibilidade para fazer exercícios. Isso é algo que você precisa mudar pra já!! Bem, você pode estar conseguindo resolver todos os exercícios planejados e o tempo tem dado certo, logo, você não precisa mudar sua estratégia. A ideia é ser crítico quanto ao seu desempenho. Seja honesto e descubra seus pontos fortes e fracos!!