Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Como estudar Ciências da Natureza

Como estudar Ciências da Natureza

Estamos na nossa última aula sobre como estudar cada área do conhecimento. Isso significa que, ao longo das últimas semanas, vimos diversas estratégias que podemos adotar na hora de estudar cada uma dessas áreas. Se você não assistiu às últimas aulas do GEP, volte lá e dê o play, porque você não pode deixar de ver tudo que falamos. Mas e aí, preparado para as próximas dicas de como estudar Ciências da Natureza? Então, vem!!

Domine a interpretação de gráficos

Em Ciências da Natureza, tal como em Matemática, dominar a interpretação de gráficos e tabelas é importantíssimo. Esses recursos estão espalhados por toda a prova, mas é nessas duas áreas do conhecimento (Natureza e Matemática) que são mais comuns. Nessa parte, você pode ler primeiro o comando da questão, e, depois, ir para o texto já sabendo o que precisa procurar. É Mecânica, Estequiometria, Ecologia? Assim, fica mais fácil identificar o assunto da questão e quais fórmulas ou relações você deve utilizar. Aproveite, também, para matar dois coelhos de uma só vez. Existem diversos temas que são cobrados tanto em Biologia quanto em Química ou Física. Então, estudar esses temas a partir de duas ou três visões diferentes é um diferencial e tanto!!

Relacione os exercícios ao cotidiano

A prática é a melhor companheira de um vestibulando, seja você aquela pessoa que gosta muito de exatas ou humanas. Por isso, nosso lema sempre será: “Faça muitos exercícios!”. Mas não se esqueça de que prova do Enem, na área de Ciências da Natureza, gosta de relacionar o conteúdo ao cotidiano. É muito comum ver questões sobre chuveiro elétrico, ferro de passar, detergente. Então, fique bem atento às correlações entre os fenômenos que você está estudando e o seu cotidiano. Use as listas de exercícios do Descomplica para praticar. Elas priorizam essas questões, sempre que disponíveis.

Anote os exemplos dos professores

Outra dica excelente é anotar as analogias e exemplos que os professores citam, principalmente aqueles que envolvem o dia a dia. É muito mais fácil você entender o fenômeno do que decorar fórmulas. Até porque muitas questões do Enem são conceituais, não exigindo cálculo ou fórmulas, e sim a sua interpretação. Por isso, leia os textos atentamente, sublinhando as partes mais importantes.

Quer mais dicas de como estudar Ciências da Natureza e as outras áreas do conhecimento? Então, inscreva-se no canal do Descomplica no YouTube e ative as notificações!!

 

 

No grupo do Descomplica-Vestibulares, no Facebook, você encontra uma entrevista com o Rubens Oda, e outra, com o Allan Rodrigues, sobre Como estudar Biologia e Química, respectivamente. Então, não dê mole e assista às lives abaixo!!

 

Estude o que mais cai

Já falamos da importância de não ter dúvida naqueles conteúdos que sempre caem no Enem. Para isso, se liga nos temas que mais caíram nos últimos anos em Ciências da Natureza. Além disso, clicando na imagem abaixo, você terá acesso ao Kit volta às aulas Descomplica, com muito conteúdo preparado exclusivamente para você.

 

Exercício
 

Tal como foi proposto na aula passada, vamos fazer o mesmo com Ciências da Natureza.

  1. Identifique, entre os temas que mais caem, aqueles que você já estudou, mas ainda não entendeu bem.
  2. Busque resolver 50 exercícios ou quantos você conseguir encontrar de cada um desses temas.
  3. Monitore e registre as questões que você acertou e errou, usando as tabelas abaixo.