Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Regra de três simples direta

Comece a estudar sobre regra de três direta.

Regra de três simples inversa

Regra de três composta

Regra de 3 simples

Na regra de três simples, teremos contextos que envolvem duas grandezas e um dos valores é desconhecido. De forma prática, aplicaremos o seguinte passo a passo:

  • identificar as grandezas envolvidas no problema e perceber se são diretamente ou inversamente proporcionais e atribuir uma variável para o valor desconhecido;
  • montar a proporção entre as grandezas (mantendo ou invertendo as razões a depender se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais, respectivamente) e efetuar os cálculos necessários.

Obs: as grandezas serão diretamente proporcionais quando aumentar uma, a outra também aumenta. E inversamente proporcionais se ao aumentar uma, a outra diminui.

Regra de 3 composta

A regra de três composta se diferencia da regra de três simples pela quantidade de grandezas envolvidas na situação-problema. Enquanto na regra de três simples apenas duas grandezas são relacionadas, as técnicas de resolução para regra de três composta se adequam para qualquer quantidade de grandezas. Para solucionar um problema com três ou mais grandezas proporcionais, deve-se aplicar o seguinte passo a passo:

  • identificar as grandezas envolvidas no problema, em especial a grandeza prioritária (à qual atribuiremos uma variável para seu valor desconhecido);
  • determinar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais à grandeza prioritária;
  • montar uma proporção onde se igualam a razão entre os valores da grandeza prioritária e o produto entre as demais grandezas (mantendo ou invertendo cada fração, a depender se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais à grandeza prioritária, respectivamente) e, por fim, efetuar os cálculos necessários.