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O estudo da vida

Neste vídeo o prof. Oda inicia o módulo de ciência da vida mostrando todos os níveis de organização estudados pelas ciências biológicas.

Características dos seres vivos

Método científico

A biologia é a ciência que estuda a vida: como surgiu a vida, como são as células, como são compostos os organismos e como funcionam seus sistemas. Em resumo, o objetivo da biologia é entender os vários fenômenos da vida.
O nível de organização fundamental da vida é a célula, porém, antes de surgir a célula, surgiu o protoplasma (conjunto de substâncias químicas que formam a célula). Um conjunto de células recebe o nome de tecidos e, um conjunto de tecidos, origina um órgão, que se organiza em sistemas/aparelhos, que geram o indivíduo. Os indivíduos formam uma população (conjunto de individuos de uma mesma espécies que vivem em um mesmo ambiente), que se relacionam em comunidade (conjunto de populações). A comunidade aliada a fatores físicos e químicos, dá origem ao ecossistema. Todos os ecossistemas juntos formam a biosfera (conjunto de todos os seres vivos do planeta e onde se encontram).

Representação esquemática dos níveis de organização biológica, do menor (célula) ao mais amplo (biosfera)

Representação esquemática dos níveis de organização biológica, do menor (célula) ao mais amplo (biosfera)

 

O protoplasma é estudado na bioquímica; as células são estudadas na citologia; os tecidos são estudados na histologia; os órgãos e sistemas são estudados na anatomia e fisiologia; os demais níveis são estudados na ecologia.


CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

  • Células: procariontes (não tem núcleo definido e nem organelas – são as bactérias) e eucariontes (possuem núcleo definido e organelas)
  • Crescimento: intuscepção (crescimento de dentro para fora – seres vivos) e aposição (crescimento de fora para dentro- matéria bruta)
  • Metabolismo: anabolismo (síntese) e catabolismo (quebra)
  • Reprodução: asssexuada (não troca material genético) e sexuada (ocorre troca de gametas e, consequentemente, troca de material genético)
  • Excitabilidade: capacidade de responder aos estímulos do meio
  • Evolução: capacidade de transformação das espécies ao longo do tempo

MÉTODO CIENTÍFICO
 

O método científico é utilizado para buscar explicações e respostas para os fenômenos observados na natureza.

As etapas do método científico são:

Etapas do método científico

Etapas do método científico

 

  • Observação de um fato e coleta de dados: Fatos ou fenômenos são observados. Aqui temos apenas os dados brutos que serão observados ou analisados.
  • Questionamento sobre o que foi observado: A partir do conhecimento prévio, questiona-se o que foi observado. “Como? Porque? Quando?”
  • Formulação de hipóteses que possam explicar o que foi observado: Uma hipótese é uma explicação não testada para o fato observado ou para a pergunta questionada. Aqui também se utiliza conhecimento prévio para ajudar a criar a melhor, ou as melhores explicações.
  • Realização de experimentos controlados a fim de obter maior confiança nos dados obtidos: Os experimentos testam se a hipótese é ou não verdadeira. Esse experimento deve sempre ser feito com um grupo experimental (que sofre ações e alterações para o teste) e um grupo controle (que não recebe nenhuma alteração, sem influenciar nas condições naturais. Por exemplo, experimentos médicos que usam o remédio placebo).
  • Elaboração de uma conclusão, verificando se a hipótese estava correta ou incorreta: Caso o experimento tenha sido falho ou a hipótese comprovada incorreta, deve-se realizar um novo experimento, ou mesmo criar uma nova hipótese. Caso o experimento tenha resultados positivos, corroborando a hipótese, podemos seguir para próxima etapa.
  • Divulgação dos resultados caso a hipótese esteja correta: Nesta etapa deve-se divulgar o trabalho feito, com uma introdução sobre o tema e a hipótese criada, as etapas e explicação dos experimentos, os resultados e dados finais e por fim a conclusão. Isso é importante para que, caso seja necessário, outros cientistas possam repetir o experimento ou questiona-lo, até mesmo incluir novos dados que corroborem ainda mais a hipótese.
  • Formulação de Teorias ou Leis científicas: Quando uma hipótese é confirmada por diversas experimentações, ela pode se tornar uma teoria. A teoria se torna uma lei científica quando ela mostra um conhecimento amplamente conhecido e irrefutável