Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O estudo da vida

Neste vídeo o prof. Oda inicia o módulo de ciência da vida mostrando todos os níveis de organização estudados pelas ciências biológicas.

Características dos seres vivos

Método científico

A biologia é a ciência que estuda a vida: como surgiu a vida, como são as células, como são compostos os organismos e como funcionam seus sistemas. Em resumo, o objetivo da biologia é entender os vários fenômenos da vida.
O nível de organização fundamental da vida é a célula, porém, antes de surgir a célula, surgiu o protoplasma (conjunto de substâncias químicas que formam a célula). Um conjunto de células recebe o nome de tecidos e, um conjunto de tecidos, origina um órgão, que se organiza em sistemas/aparelhos, que geram o indivíduo. Os indivíduos formam uma população (conjunto de individuos de uma mesma espécies que vivem em um mesmo ambiente), que se relacionam em comunidade (conjunto de populações). A comunidade aliada a fatores físicos e químicos, dá origem ao ecossistema. Todos os ecossistemas juntos formam a biosfera (conjunto de todos os seres vivos do planeta e onde se encontram).

Representação esquemática dos níveis de organização biológica, do menor (célula) ao mais amplo (biosfera)

O protoplasma é estudado na bioquímica; as células são estudadas na citologia; os tecidos são estudados na histologia; os órgãos e sistemas são estudados na anatomia e fisiologia; os demais níveis são estudados na ecologia.

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

• Células: procariontes (não tem núcleo definido e nem organelas – são as bactérias) e eucariontes (possuem núcleo definido e organelas)
  • Crescimento: intuscepção (crescimento de dentro para fora – seres vivos) e aposição (crescimento de fora para dentro- matéria bruta)
  • Metabolismo: anabolismo (síntese) e catabolismo (quebra)
  • Reprodução: asssexuada (não troca material genético) e sexuada (ocorre troca de gametas e, consequentemente, troca de material genético)
  • Excitabilidade: capacidade de responder aos estímulos do meio
  • Evolução: capacidade de transformação das espécies ao longo do tempo

MÉTODO CIENTÍFICO

O método científico é utilizado para buscar explicações e respostas para os fenômenos observados na natureza.

As etapas do método científico são:

Etapas do método científico

• Observação de um fato e coleta de dados: Fatos ou fenômenos são observados. Aqui temos apenas os dados brutos que serão observados ou analisados.
  • Questionamento sobre o que foi observado: A partir do conhecimento prévio, questiona-se o que foi observado. “Como? Porque? Quando?”
  • Formulação de hipóteses que possam explicar o que foi observado: Uma hipótese é uma explicação não testada para o fato observado ou para a pergunta questionada. Aqui também se utiliza conhecimento prévio para ajudar a criar a melhor, ou as melhores explicações.
  • Realização de experimentos controlados a fim de obter maior confiança nos dados obtidos: Os experimentos testam se a hipótese é ou não verdadeira. Esse experimento deve sempre ser feito com um grupo experimental (que sofre ações e alterações para o teste) e um grupo controle (que não recebe nenhuma alteração, sem influenciar nas condições naturais. Por exemplo, experimentos médicos que usam o remédio placebo).
  • Elaboração de uma conclusão, verificando se a hipótese estava correta ou incorreta: Caso o experimento tenha sido falho ou a hipótese comprovada incorreta, deve-se realizar um novo experimento, ou mesmo criar uma nova hipótese. Caso o experimento tenha resultados positivos, corroborando a hipótese, podemos seguir para próxima etapa.
  • Divulgação dos resultados caso a hipótese esteja correta: Nesta etapa deve-se divulgar o trabalho feito, com uma introdução sobre o tema e a hipótese criada, as etapas e explicação dos experimentos, os resultados e dados finais e por fim a conclusão. Isso é importante para que, caso seja necessário, outros cientistas possam repetir o experimento ou questiona-lo, até mesmo incluir novos dados que corroborem ainda mais a hipótese.
  • Formulação de Teorias ou Leis científicas: Quando uma hipótese é confirmada por diversas experimentações, ela pode se tornar uma teoria. A teoria se torna uma lei científica quando ela mostra um conhecimento amplamente conhecido e irrefutável