Vegetação: relação com altitude e latitude
Florestas Equatorial, Savana e Temporada
Floresta de coníferas
Estepes e Tundras
Relação altitude e latitude
A distribuição da vegetação está diretamente relacionada à distribuição climática. Tal condição decorre principalmente da variação de umidade e temperatura, que força a adaptação da vegetação. Nesse sentido, é possível falar de uma variação latitudinal e altitudinal. À medida que nos distanciamos do Equador, observamos um clima mais frio, tal como à medida que se aumenta a altitude. Porém, no meio disso tudo, está a variação da umidade, pois, em áreas secas, observamos a formação de Desertos, que podem ser frios ou quentes. Tal relação é muito bem explicada no gráfico abaixo.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/853854410587875120/
Florestas Tropicais
Esse bioma se encontra distribuído na faixa tropical, com elevada temperatura e precipitação. A grande biodiversidade dessas formações é uma característica marcante. Apresenta vegetação heterogênea, latifoliada, com espécies higrófilas (adaptadas à umidade) e hidrófilas (vivem na água).
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Savanas
Geralmente na borda das Florestas Tropicais, são formações típicas de clima tropical continental, isto é, com verão chuvoso e inverno seco. A paisagem é composta por gramíneas e alguns arbustos com característica tropófila. Quando próximo a rios, forma uma paisagem florestal mais densa, denominada, no Brasil, Mata Galeria. Corresponde ao nosso Cerrado.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Floresta Temperada
É aquela típica floresta de filmes americanos, muito colorida (verde, amarela, vermelha, roxa), marcada pelas quatro estações do ano. O inverno é frio e, para se preparar para isso, perde as folhas (caducifólia) durante o outono. Na primavera, volta a florescer, atingindo o pico da produtividade no verão, quente e chuvoso. Foi intensamente desmatada, tanto que, sobre sua área de distribuição, estão as principais áreas povoadas da superfície terrestre. É uma vegetação típica de clima temperado oceânico, porém, também pode ser encontrada no Hemisfério Sul, no Chile e na Austrália.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Floresta de Coníferas ou Taiga
Também conhecida como Floresta Boreal, apresenta vegetação aciculifoliada (resistentes ao frio e perenes). Sua área de distribuição é o Hemisfério Norte, entre as latitudes de 50°N e 60°N. É uma vegetação típica de clima temperado continental, com invernos muito rigorosos (neve) e verão quente. Os solos são pouco férteis e do tipo podzol. É a formação florestal mais bem conservada do Hemisfério Norte, embora sua madeira sirva de matéria-prima para a indústria da celulose e construção civil. As áreas de maior distribuição são Rússia, Finlândia e Canadá.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Pradarias e Estepes
As Pradarias apresentam uma vegetação rasteira, de gramíneas, e assumem um tom esverdeado e amarelado, dependendo da quantidade de chuvas. É um bioma com grande regionalismo. No Hemisfério Sul, é denominado Pampa. É uma área de intensa atividade agrícola.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
As Estepes são um bioma visualmente parecido com as Pradarias, em que se observa o domínio de uma vegetação rasteira. Todavia, é comumente encontrado próximo a áreas secas ou semiáridas. É uma faixa de transição para o Deserto. Muitas vezes, está longe da influência marinha e próximo de cordilheiras montanhosas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Tundra
É considerado o bioma mais jovem e mais frio da Terra. A área de ocorrência desse bioma é o extremo norte, nas áreas continentais do entorno do Oceano Glacial Ártico. Ao sul do Hemisfério Sul, não há porções continentais significativas. No extremo sul, a Antártida é recoberta por gelo, então, a Tundra se desenvolve em pequenas áreas. É uma vegetação formada basicamente por gramíneas, que florece na estação mais quente do ano, que dura mais ou menos 2 meses. A temperatura não ultrapassa os 10°C. Durante a maior parte do ano, o solo está congelado (permafrost).
Fonte: https://pt.wikipedia.org/