Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Atualidades Brasil - Tópicos da semana: Racismo reverso, voto obrigatório e discurso do Brasil na ONU

Confira!

Nessa aula são abordados diversos tópicos de atualidades como o racismo reverso, voto obrigatório e discurso do Brasil na ONU. Um dos primeiros tópicos é sobre a questão do racismo reverso. Diversos estudiosos do assunto apontam que esse tema é uma das formas mais recorrente de deslegitimar ou se apoderar do lugar das vítimas de discriminação. Isso decorre do fato de que vivemos em uma sociedade tão imersa no racismo estrutural que alguns acreditam que não há racismo no país e isso levar a pensarem que todas as políticas de inclusão são uma forma de gerar uma discriminação inversa.

Outro ponto é a discussão sobre o voto obrigatório. Se é um direito ou dever. No país os cidadãos são obrigados a votar a cada dois anos. Caso não cumpram com essa regra e não justifiquem a ausência o cidadão pode sofrer certas sanções. Porém, essa obrigatoriedade do voto não é padrão no mundo todo, por exemplo, em países mais ricos com tradições democráticas apresentam queda na participação das urnas, mesmo o voto sendo obrigatório ou não. Essa questão acabou se tornando mais latente devido ao contexto de pandemia e os ricos de aglomeração nas áreas de votação.

Por fim, em setembro de 2020 o Presidente da República, Jair Bolsonaro, fez um discurso na abertura da 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O Brasil é o país que tradicionalmente faz esse discurso. O presidente fez um discurso rebatendo as duras críticas que vem recebendo dentro e fora do Brasil em relação a postura do governo frente à pandemia. Segundo o levantamento de agências jornalísticas de checagem diversos dados utilizados no discurso foram distorcidos ou são falsos, seguido de uma forte crítica das ongs como um discurso deslocado da realidade. Para saber mais sobre os tópicos abordados não deixe de assistir à essa aula.