Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Climogramas

Nesta aula o Prof. Claudio Hansen ensina a leitura correta de um climograma e chama atenção para o hemisfério quando houver a análise.

Climas Polares e Desérticos

Clima Temperado e Mediterrâneo

Climas tropicais (úmido, continente, semi-áridos)

Clima tropical de monções

Representação climática

O climograma é uma forma de representar graficamente os padrões climáticos, possibilitando a visualização das principais características dos climas, permitindo inferir informações sobre a periodicidade e a variação climática de determinada região. É um gráfico com as oscilações atmosféricas (temperatura e pluviosidade) de uma região ao longo de 12 meses, o que auxilia na observação e caracterização dos tipos climáticos, além de contribuir para a organização e o planejamento social e natural. Abaixo, um modelo de um climograma.

 

  • Eixo vertical

Barra: expressa a precipitação em milímetros.

Linha: expressa a média de temperatura em graus Celsius.

  • Eixo horizontal

Distribuição da precipitação e temperatura ao longo dos meses do ano.

 

 

Climas polares e desérticos

Nos extremos norte e sul da Terra, isto é, no Ártico ou na Antártida, são registradas as mais baixas temperaturas médias do planeta. Esse é o clima Polar no qual, durante o inverno, nessas regiões não há luz do Sol. O verão é curto e dura em torno de dois meses. A precipitação é baixa e ocorrem tempestades de neve conhecidas como nevasca. Os climas desérticos das regiões de latitudes médias apresentam baixos índices de chuva, com meses de extrema aridez.

 

Clima temperado e mediterrâneo

O clima temperado abrange amplas áreas na América do Norte, Europa e Ásia. No Hemisfério Sul sua ocorrência é bem restrita. Caracterizada pelo inverno rigoroso e pela elevada amplitude térmica, além das quatro estações bem definidas. O clima temperado divide-se em dois tipos, o temperado continental, com maior amplitude térmica e o temperado oceânico com menor amplitude térmica. Para alguns o clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado, restrito a pequenos trechos próximos a desertos, com verões quentes e secos em função da expansão das massas de ar dos desertos vizinhos. Por sua vez o inverno é brando e úmido.

 

Climas tropicais

São os climas da zona tropical com caracterizados por um verão chuvoso e um inverno mais seco, dependendo da região esse inverno também pode ser úmido. Assim, registra elevadas temperaturas e volume de precipitação.

 

Clima tropical de monções

As monções são ventos periódicos cuja variação ocorre de uma estação (verão) para outra (inverno). Todo o Sudeste Asiático é afetado por essa dinâmica climática. Esses ventos decorrem da diferença de pressão entre o continente e o oceano. Nesse sentido, áreas de alta temperatura formam centros de baixa pressão atmosférica, e áreas de baixa temperatura formam centros de alta pressão atmosférica. Os ventos ocorrem pelo deslocamento de uma massa de ar de uma zona de alta para baixa pressão.

  • Monções de inverno: ventos secos originados do continente (alta pressão) em direção ao mar (baixa pressão), pois o continente perde calor durante o inverno, formando uma célula de alta pressão sobre essa região.
  • Monções de verão: ventos úmidos originados do oceano (alta pressão) em direção ao continente (baixa pressão), pois o continente se aquece mais rapidamente durante o verão, formando uma célula de baixa pressão sobre essa região.