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Introdução ao texto publicitário

O professor Alexandre introduz o texto publicitário, suas maiores características e importância no vestibular e na vida. Material: http://www.desconversa.com.br/redacao/wp-content/uploads/2014/11/Materialdeapoioextensivo-redacao-texto-publicitario.pdf

Características do texto publicitário

Características do texto publicitário – Parte 2

Análise de textos publicitários

Exercícios

Os textos publicitários - também conhecidos como propagandísticos -  como o próprio nome já indica, têm como objetivo principal a propaganda. Através desses textos, anunciam-se determinados produtos, ideias, benefícios, movimento sociais, partido, serviços, entre outros. Assim, como o objetivo principal desses textos é o convencimento do leitor, destacam-se determinadas qualidades de um objeto que tornem seu consumo atraente.

Geralmente, a linguagem publicitária é utilizada para evidenciar as características reais do produto e suas características subjetivas. A principal função da linguagem presente em textos desse gênero é a apelativa (ou conativa). Suas principais características são:

  • Uso de verbos no imperativo 
  • Presença de vocativos 
  • Pronomes de 2ª pessoa
  • Diálogo com o leitor 

Para atingir o seu propósito, os textos publicitários costumam utilizar verbos no modo imperativo e contam com outras estratégias argumentativas. A boa propaganda trabalha com uma linguagem sugestiva por meio da ambiguidade, da ironia, do jogo de palavras e de subentendidos, ou seja, vários formatos conotativos que fazem com que o público perceba a sutileza da inteligência dos textos. Vamos ver um exemplo dessas características colocadas em prática? Observe a imagem abaixo:

Alpargatas

Note que a imagem conta com elementos verbais - palavras - e não-verbais - imagens. Esses dois elementos são considerados estratégias argumentativas que auxiliam no convencimento dos leitores. Há, também, o diálogo com o leitor ao indicar que ao usar "sete vidas", os "passos não cansam". É, portanto, uma mensagem apelativa para persuadir a futura compradora ou comprador que esteja usando sapatos desconfortáveis, por exemplo. 

Além disso, a presença da adjetivos com sentido positivo reforçam a qualidade do produto ao indicar que eles são elegantes e confortáveis durante o dia todo. Além de ser indicado para passeio ou trabalho. O anunciante, então, desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.