Introdução ao texto publicitário
Características do texto publicitário
Características do texto publicitário – Parte 2
Análise de textos publicitários
Exercícios
Os textos publicitários - também conhecidos como propagandísticos - como o próprio nome já indica, têm como objetivo principal a propaganda. Através desses textos, anunciam-se determinados produtos, ideias, benefícios, movimento sociais, partido, serviços, entre outros. Assim, como o objetivo principal desses textos é o convencimento do leitor, destacam-se determinadas qualidades de um objeto que tornem seu consumo atraente.
Geralmente, a linguagem publicitária é utilizada para evidenciar as características reais do produto e suas características subjetivas. A principal função da linguagem presente em textos desse gênero é a apelativa (ou conativa). Suas principais características são:
- Uso de verbos no imperativo
- Presença de vocativos
- Pronomes de 2ª pessoa
- Diálogo com o leitor
Para atingir o seu propósito, os textos publicitários costumam utilizar verbos no modo imperativo e contam com outras estratégias argumentativas. A boa propaganda trabalha com uma linguagem sugestiva por meio da ambiguidade, da ironia, do jogo de palavras e de subentendidos, ou seja, vários formatos conotativos que fazem com que o público perceba a sutileza da inteligência dos textos. Vamos ver um exemplo dessas características colocadas em prática? Observe a imagem abaixo:
Note que a imagem conta com elementos verbais - palavras - e não-verbais - imagens. Esses dois elementos são considerados estratégias argumentativas que auxiliam no convencimento dos leitores. Há, também, o diálogo com o leitor ao indicar que ao usar "sete vidas", os "passos não cansam". É, portanto, uma mensagem apelativa para persuadir a futura compradora ou comprador que esteja usando sapatos desconfortáveis, por exemplo.
Além disso, a presença da adjetivos com sentido positivo reforçam a qualidade do produto ao indicar que eles são elegantes e confortáveis durante o dia todo. Além de ser indicado para passeio ou trabalho. O anunciante, então, desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.