Textos jornalísticos: análise textual
Elementos estruturais
O “lead”
O “sublead”
A conclusão ou fechamento do texto
O texto jornalístico
O texto jornalístico é de grande importância na era da informação, pois é um meio de comunicação de massa. O objetivo desse veículo é informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação, etc. Assim, no texto jornalístico, duas características se destacam: a interação com o leitor e a intencionalidade de quem escreve.
Dependendo de seu propósito e da intenção de quem escreve, pode ser imparcial ou não. No entanto, normalmente, as ideias são trabalhadas de forma objetiva, apresentando um caráter informativo. Logo, a função da linguagem predominante costuma ser a referencial.
Linguagem jornalística
A linguagem desses textos deve, em geral, ser objetiva, clara e imparcial, para que o leitor compreenda as informações mais relevantes sobre o tema.
Além disso, cabe destacar que são caracterizados pela presença da linguagem denotativa e pela organização das informações que são expostas de acordo com o enfoque definido pelo emissor e organização das fotos para complementarem o sentido do texto.
Estrutura jornalística
Em geral, o desenvolvimento textual responde às perguntas:
- “O que?” (fato ocorrido);
- “Quem?” (pessoas envolvidas);
- “Quando?” (horário em que ocorreu o fato);
- “Onde” (local onde ocorreu o fato);
- “Como” (circunstância em que ocorreu o evento);
- “Por quê?” (causa do fato).
Além disso, em relação à estrutura, destacam-se dois elementos principais:
- Manchete: É o título do texto. Contém as informações mais relevantes, que irão atrair a atenção do leitor.
- Lead: É a abertura da notícia e traz as principais informações. Geralmente, respondem-se as perguntas que indicam o desenvolvimento textual.
- Corpo do texto: É a parte do texto responsável por detalhar as informações do "lead" ou - lide - , aprofundando o assunto e trazendo novas informações para o leitor. Normalmente, as informações são relatadas por ordem cronológica ou de importância.