Características do tecido sanguíneo
Sangue, plasma, linfa e soro
Hemácias
Transporte de gases
Leucócitos
Defesa
Plaquetas
Hematopoiético
O tecido sanguíneo é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta diversos componentes. O sangue tem como sua principal função é o transporte de gases, nutrientes, hormônios e outras substâncias. Ele é transportado por vasos sanguíneos, e a troca das substâncias com os tecidos ocorre nos capilares.
O sangue é formado por uma parte sólida (elementos figurados, com hemácias, leucócitos e plaquetas) e por um plasma sanguíneo (parte líquida, com água, sais minerais e algumas substâncias orgânicas). O sistema linfático apresenta a linfa que é formada pelo plasma e por leucócitos apenas. O soro, utilizado como método de imunização passiva, é formado por plasma sanguíneo retirando o fibrinogênio, apresentando anticorpos para defesa.
- Hemácias: Também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos. São células anucleadas com formato bicôncavo. São produzidas na matriz óssea vermelha e não apresentam capacidade de divisão. Apresenta hemoglobina, que participa do transporte de gases (principalmente oxigênio e gás carbônico).
- Leucócitos: Também conhecidos como glóbulos brancos. Podem ser divididos em granulócitos (eosinófilos, basófilos e neutrófilos) e em agranulócitos (monócitos e linfócitos). São células nucleadas, com capacidade de se multiplicar por mitose. Eles apresentam capacidade de diapedese, quando as células saem do sangue para o tecido alvo. Estas células estão relacionadas com a imunidade.
- Plaquetas: Também chamadas de trombócitos. São fragmentos de células (megacariócitos ou megacarioblastos) e são importantes no processo de coagulação sanguínea.
Tecido hematopoiético
O tecido hematopoiético é responsável pela produção das células sanguíneas e as plaquetas, sendo formado por células tronco pluripotentes. Os principais tecidos que o compõe são o linfoide e o mieloide.
Esquema mostrando a sequência de desenvolvimento dos linfócitos a partir das células linfoides e mieloides