Estrutura óssea
Crescimento ósseo
Estrutura óssea interna
Tipos celulares que constituem o osso
Deslocamento de cálcio dos ossos para o sangue e vice-versa
Fratura óssea
Revisão de tecido ósseo
O Tecido Conjuntivo apresenta grande quantidade de substância intercelular e ao longo do desenvolvimento embrionário tem origem mesodérmica. Apresenta uma substância amorfa, também chamada de substância fundamental, que fica entre as células é fabricada pelo fibroblasto, e pode apresentar diferentes tipos de proteínas fibrosas.
O tecido conjuntivo é bastante diversificado, e pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido cartilagenoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo e tecido hematopoiético, estes últimos que veremos a seguir.
Tecido ósseo
Os ossos realizam a sustentação do corpo, auxiliam na sua movimentação e servem de proteção para diversos órgãos. Os ossos são rígidos, formados por colágeno e hidroxiapatita. Apresentam três tipos principais de células:
- Osteoblastos - são células jovens responsáveis pela fixação de cálcio no tecido, e quando se tornam maduras formam os osteócitos
- Osteócitos - formam a matriz óssea, calcificada, e ajudam a manter esta matriz íntegra
- Osteoclastos - células que desmineralizam a matriz óssea, retirando cálcio dos tecidos e depositando no sangue.
O osso apresenta canais por onde passam nervos e vasos sanguíneos: os canais de Havers, que são longitudinais, e os canais de Volkmann, que ligam perpendicularmente os canais de Havers. A região mais interna do osso apresenta um aspecto esponjoso, enquanto a mais externa é compacta. Dentro do osso também é encontrada a medula óssea amarela e a vermelha (ossos longos).
Esquema do interior do osso
Os ossos ainda podem ser classificados quanto a sua forma:
- Chato: ou plano, com formato achatado, de espessura fina, como os ossos do crânio
- Longo: com divisão de epífise (mais dilatada nas extremidades) e de diáfise (porção intermediária, mais fina), como o fêmur e o úmero
- Curto: sem divisão de epífise/diáfise, de tamanho reduzido, como os ossos do carpo e a rótula
- Irregulares: sem formato definido, como os ossos da vértebra
Tipos de ossos: longo (fêmur), curto (ossos da mão), plano (crânio) e irregular (vértebra)