Hitler x Tratado de Versalhes
Formação do Eixo
Guerra Civil Espanhola: antecedentes
Guerra Civil Espanhola: republicanos x franquistas
Conferência de Munique
A anexação da Polônia e o Pacto Germano-Soviético
Antecedentes
Com a Primeira Guerra Mundial, o mundo viveu o pavor de uma guerra com novas tecnologias e com uma proporção destrutiva nunca vista até então. O mundo, principalmente a Europa, saiu devastada do conflito, tanto economicamente como fisicamente. Alguns autores defendem que a Segunda Guerra foi apenas uma continuação de rivalidades que não haviam chegado ao fim, mas apenas haviam dado um intervalo.
Assim, o Tratado de Versalhes (1919) funcionou mais como um julgamento que as potências europeias submeteram a Alemanha. Nele ficou decido que o país assumiria a culpa pela guerra e pela destruição proveniente dela, logo a Alemanha deveria pagar uma indenização a alguns países como forma de ressarci-los pela destruição. Além disso, o documento impôs uma série de medidas, como: perda de uma parte do seu território e de suas colônias, determinava a limitação da fabricação de armamento e restringia numericamente o exército alemão. A população alemã, que já estava descontente com a perda na guerra, se sentiu humilhada com assinatura do acordo que era extremamente prejudicial para um país que já estava em crise.
Dez anos após o fim da primeira grande guerra, o mundo viveria novamente um novo terror coletivo: uma recessão econômica. A nível mundial, a Crise de 29 atingiu a todos os continentes, somente em níveis diferentes. Os Estados Unidos foram o epicentro da crise que já havia se iniciado antes da quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Todo o clima de euforia com o desenvolvimento da economia, somado a superprodução, a diminuição de empréstimos e a especulação financeira nos EUA ocasionaram a crise que levou a Grande Depressão.
Em uma Alemanha destruída, a crise serviu para aprofundar ainda mais as dificuldades do país, que viu sua taxa de desemprego aumentar drasticamente assim como a inflação e insatisfação popular com o governo e a democracia liberal. A solução encontrada pelos EUA foi a forte intervenção na economia com o New Deal. Já em alguns países europeus, houve a ascensão e aceitação de ideais fascistas e, principalmente, racistas com a adesão massiva da população a ideais nacionalistas, autoritaristas e xenófobos.
As consequências dessa nova guerra modificaram o rumo do mundo devido a sua brutalidade e crimes contra a humanidade. Além disso, o saldo de mortos foi exorbitante e chocou o mundo com o terror e destruição causados por ambos os lados no confronto bélico.