Contexto histórico
Poesia: Primeira Geração
Interpretação do poema "Canção do Exílio"
Poesia: Segunda Geração
Interpretação do poema "Meus 8 anos"
Poesia: Terceira Geração
Interpretação do poema "Mater Dolorosa"
Prosa
Romantismo (1ª geração - poesia)
Contexto histórico
O contexto histórico da primeira geração é marcado pela transição do Brasil-Colônia para o Brasil-Império. Em 1822, com a Independência do Brasil, após tantos anos de o país vivendo como colônia, fez-se necessário criar uma arte vinculada às nossas raízes nacionais. Os principais acontecimentos e influências que marcam esse período são:
- Instalação da Corte Portuguesa no Brasil (1808);
- Abertura dos Portos;
- Chegadas das missões estrangeiras (científicas e culturais);
- Revolução Industrial;
- Era Napoleônica;
- Revolução Francesa.
- Principais características do romantismo
- Idealização amorosa;
- Sentimento nacionalista, culto à pátria;
- Fuga à realidade;
- Índio abordado de forma superficial, salvador da pátria;
- Linguagem subjetiva;
- Maior liberdade formal;
- Vocabulário mais simples;
- Natureza mais real, deixa de ser plano de fundo e interage com o eu lírico.
Romantismo (2ª geração - poesia)
Inspirados pelos autores europeus Lord Byron e Goethe, a Segunda Fase do Romantismo, conhecida também como “mal do século” ou geração "ultrarromântica", é caracterizada pelo alto sentimentalismo e subjetividade. Algumas décadas depois da independência do Brasil, os poetas se afastaram da necessidade de nacionalismo e identidade, focalizado na primeira geração, abrindo espaço para uma maior representação sentimental e vontades do eu-lírico. Assim, também visto como um posicionamento egocêntrico de desinteresse ao contexto histórico, a segunda geração romântica trouxe o idealismo amoroso e as reflexões do indivíduo.
Assim, seguindo para o contexto histórico, o movimento, posteriores aos ideais da Revolução Francesa - grande marco para o início do Romantismo na Europa -, “liberdade, igualdade e fraternidade”, que já não eram mais propagados com a mesma força, davam espaço para falta de crença nos valores de um novo cenário. Nesse sentido,há um enorme sentimento de insatisfação com o mundo, um “desencaixe” do ser humano com a vida, uma sensação de falta de conexão com a realidade. Tudo isso provoca um pessimismo no eu-lírico, causando uma aproximação com a morte e atração pelo elemento noturno/obscuro.
Características principais:
- Pessimismo;
- Atração pela noite/noturno;
- Sentimentalismo;
- Fuga à realidade;
- Idealização amorosa;
- A amada/musa inatingível;
- Figura feminina representando a pureza – anjo, criança, virgem;
- Idealização do amor x medo de amar.
Dentre os principais autores da época, podemos citar: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
Romantismo (3ª geração)
Se na Primeira Fase Romântica era possível ver uma preocupação extrema com a construção de um nacionalismo brasileiro, visando a identidade brasileira de modo idealizado, e a Segunda Geração se voltava mais à liberdade individual do eu-lírico, bem como o pessimismo individual frente às mudanças sociais, a última e Terceira Fase da escola romântica - também conhecida como geração condoreira (da ave símbolo da liberdade, condor) - apresentava uma vontade imensa de renovação social, bem como um desejo de maior engajamento político e social, colocando-se a frente de problemáticas socioeconômicas que perduravam no país.
Sobre seu contexto histórico, é importante ressaltar que o final do século XIX foi marcado por algumas manifestações libertárias no país, dentre elas, a abolição da escravidão, que ocorria em 1888. Antecedendo a este momento, autores da época apresentavam certa preocupação em tal problemática social, tendo em vista que o país fora um dos últimos a acabar com o tráfico de pessoas escravizadas. Nesse sentido, de modo a questionar os valores das épocas anteriores, sobretudo vindas da própria escola literária, o condoreirismo teve seu papel para atribuir voz às pessoas em situação de escravidão, bem como também promoviam uma poesia de reivindicação, com valores de igualade, justiça e liberdade para todos.
Principais características:
- Poesia social e libertária
- Geração “hugoana/hugoniana”
- Identidade nacional
- Abolicionismo
- Identidade africana como parte da identidade brasileira
- Negação ao amor platônico
- Erotismo e pecado
Dentre os principais autores da época, é possível destacar Castro Alves (o poeta dos escravos) e Sousândrade.