Contexto Histórico
Geração de 45 e João Cabral de Melo Neto
Poesia: Concretismo e Poesia Social
Prosa
Guimarães Rosa e Clarice Lispector
Pós-Modernismo
Em seu estudo Quadro sintético da literatura brasileira (1956), Alceu Amoroso Lima incluiu a expressão Pós-modernismo, com o significado - sobretudo cronológico - como diferença em relação ao Modernismo, que apresentava sinais de desgaste. Devido a multiplicidade de tendências, a certeza de que o Pós-modernismo, ou Terceira Geração Modernista, representa a ruptura e não a continuidade do Modernismo é pouco nítida: em razão das especificações culturais e históricas e das diferenças artísticas no contexto brasileiro, o conceito de Pós-modernismo é difuso e impreciso.
A heterogeneidade das formas artísticas, as expressões pouco comuns, os hibridismos, as tentativas de novas formas de expressão são inerentes e fazem referência à pós-modernidade. Deste modo, a definição de pós-modernidade é controversa e polêmica devido à sua complexidade e à pluralidade de elementos que seu conceito envolve.
O Pós-modernismo, desse modo, não se deu só na literatura. O termo passou a designar as mudanças ocorridas nos campos das artes, das ciências, da filosofia a partir do final da década de 60. A crítica brasileira elegeu Clarice Lispector e Guimarães Rosa como representantes mais conhecidos da prosa; Já no ambiente poético, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e o movimento concretista ganharam espaço como os precursores do Pós-modernismo no Brasil.
Características do Pós-modernismo
- Pesquisa da linguagem (instrumentalismo);
- Renovação na estrutura da narrativa;
- Apelo fantástico (realismo mágico), crítica do real através da ilógica, do irreal;
- Identificação com os Modernistas da primeira geração: o caráter renovador e experimental reaparece;
- Valorização de contos e minicontos como forma de espelhar o tempo moderno;
- Popularização da literatura com a documentação da realidade brasileira cotidiana por meio de linguagem antiliterária;
- Caráter vanguardista da poesia: concretismo, poema-processo, poesia-práxis, poesia-social.
Movimentos da poesia pós-moderna
Poesia Concreta
Revista Noigrandes, 1958(São Paulo): o manual da Poesia Concreta foi publicado. Assinado pelos poetas Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, o manifesto foi batizado - ironicamente - de Plano Piloto Para Poesia Concreta. As propostas dos idealizadores eram: poesia concreta: produto de uma evolução crítica de formas dando por encerrado o ciclo histórico do verso (unidade rítmico-formal), a poesia concreta começa por tomar conhecimento do espaço gráfico como agente estrutura. espaço qualificado: estrutura espaço-temporal, em vez de desenvolvimento meramente temporístico-linear, daí a importância da ideia de ideograma, desde o seu sentido geral de sintaxe espacial ou visual, até o seu sentido específico (fenollosa/pound) de método de compor baseado na justaposição direta – analógica, não lógico-discursiva – de elementos.
Guimarães Rosa
Por ser um autor pós-modernista, é possível perceber certa particularização no estilo de escrita de Rosa, bem como nas temáticas abordadas ao longo de suas obras. Vejamos as principais características do autor:
- Regionalismo (universal: Sertão → mundo).
- Vasculha com profundidade a natureza humana, captando seus anseios, inquietudes e desejos.
- Dialeto mágico → reinvenção da linguagem.
- Reprodução da fala do Sertanejo.
- Sintaxe revolucionária.
- Uso de neologismos.
- Emprego de recursos poéticos (aliterações, assonâncias, ritmo, rimas).
- Travessia: caráter concreto e simbólico (Sertão, Diabo, Amor, Medo).
Clarice Lispector
Características das Obras de Clarice Lispector:
- Narrativa altamente intimista
- Narrativa fragmentada: sobreposição dos planos narrativos
- Mergulho profundo no fluxo de consciência dos personagens
- Desmoronamento das barreiras espaço-temporais
- Geralmente os personagens se encontram em busca de “algo”: suas identidades/individualidades
- Técnica digressiva de narrar
- Tempo da narrativa: psicológico
- Epifania: revelação
- A linguagem traduz os sentimentos das personagens e os transmite ao leitor.
Temáticas Clariceanas
- Temáticas humanas e universais
- O difícil reconhecimento do outro
- Hipocrisia das relações sociais familiares
- Papel social da mulher
- A própria linguagem