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Contexto Histórico

Explicação do contexto histórico do modernismo da 2ª metade do século XX.

Geração de 45 e João Cabral de Melo Neto

Poesia: Concretismo e Poesia Social

Prosa

Guimarães Rosa e Clarice Lispector

Pós-Modernismo

Em seu estudo Quadro sintético da literatura brasileira (1956), Alceu Amoroso Lima incluiu a expressão Pós-modernismo, com o significado - sobretudo cronológico - como diferença em relação ao Modernismo, que apresentava sinais de desgaste. Devido a multiplicidade de tendências, a certeza de que o Pós-modernismo, ou Terceira Geração Modernista, representa a ruptura e não a continuidade do Modernismo é pouco nítida: em razão das especificações culturais e históricas e das diferenças artísticas no contexto brasileiro, o conceito de Pós-modernismo é difuso e impreciso.

A heterogeneidade das formas artísticas, as expressões pouco comuns, os hibridismos, as tentativas de novas formas de expressão são inerentes e fazem referência à pós-modernidade. Deste modo, a definição de pós-modernidade é controversa e polêmica devido à sua complexidade e à pluralidade de elementos que seu conceito envolve.

O Pós-modernismo, desse modo, não se deu só na literatura. O termo passou a designar as mudanças ocorridas nos campos das artes, das ciências, da filosofia a partir do final da década de 60. A crítica brasileira elegeu Clarice Lispector e Guimarães Rosa como representantes mais conhecidos da prosa; Já no ambiente poético, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e o movimento concretista ganharam espaço como os precursores do Pós-modernismo no Brasil.

Características do Pós-modernismo

  • Pesquisa da linguagem (instrumentalismo);
  • Renovação na estrutura da narrativa;
  • Apelo fantástico (realismo mágico), crítica do real através da ilógica, do irreal;
  • Identificação com os Modernistas da primeira geração: o caráter renovador e experimental reaparece;
  • Valorização de contos e minicontos como forma de espelhar o tempo moderno;
  • Popularização da literatura com a documentação da realidade brasileira cotidiana por meio de linguagem antiliterária;
  • Caráter vanguardista da poesia: concretismo, poema-processo, poesia-práxis, poesia-social.

Movimentos da poesia pós-moderna

Poesia Concreta

Revista Noigrandes, 1958(São Paulo): o manual da Poesia Concreta foi publicado. Assinado pelos poetas Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, o manifesto foi batizado - ironicamente - de Plano Piloto Para Poesia Concreta. As propostas dos idealizadores eram:  poesia concreta: produto de uma evolução crítica de formas dando por encerrado o ciclo histórico do verso (unidade rítmico-formal), a poesia concreta começa por tomar conhecimento do espaço gráfico como agente estrutura. espaço qualificado: estrutura espaço-temporal, em vez de desenvolvimento meramente temporístico-linear, daí a importância da ideia de ideograma, desde o seu sentido geral de sintaxe espacial ou visual, até o seu sentido específico (fenollosa/pound) de método de compor baseado na justaposição direta – analógica, não lógico-discursiva – de elementos.

Guimarães Rosa 

Por ser um autor pós-modernista, é possível perceber certa particularização no estilo de escrita de Rosa, bem como nas temáticas abordadas ao longo de suas obras. Vejamos as principais características do autor:

  • Regionalismo (universal: Sertão → mundo).
  • Vasculha com profundidade a natureza humana, captando seus anseios, inquietudes e desejos.
  • Dialeto mágico → reinvenção da linguagem.
  • Reprodução da fala do Sertanejo.
  • Sintaxe revolucionária.
  • Uso de neologismos.
  • Emprego de recursos poéticos (aliterações, assonâncias, ritmo, rimas).
  • Travessia: caráter concreto e simbólico (Sertão, Diabo, Amor, Medo).

Clarice Lispector 

Características das Obras de Clarice Lispector:

  • Narrativa altamente intimista
  • Narrativa fragmentada: sobreposição dos planos narrativos
  • Mergulho profundo no fluxo de consciência dos personagens
  • Desmoronamento das barreiras espaço-temporais
  • Geralmente os personagens se encontram em busca de “algo”: suas identidades/individualidades
  • Técnica digressiva de narrar
  • Tempo da narrativa: psicológico
  • Epifania: revelação
  • A linguagem traduz os sentimentos das personagens e os transmite ao leitor.

Temáticas Clariceanas

  • Temáticas humanas e universais
  • O difícil reconhecimento do outro
  • Hipocrisia das relações sociais familiares
  • Papel social da mulher
  • A própria linguagem