Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Tecido Epitelial

Histologia é o estudo dos tecidos que, quanto mais simples, mais fácil se regeneram. Neste vídeo, vemos o tecido epitelial, suas principais características e tipos de células, além de quais estruturas e órgãos ele forma.

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito

Tecido Cartilaginoso e Tecido Ósseo

Tecido Sanguíneo

Tecido Muscular

Contração Muscular

Tecido Nervoso

Impulso Nervoso

A Histologia Animal é a parte da Biologia que estuda os diversos tipos de tecido que compõem o corpo dos animais. Esses tecidos são: epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, sanguíneo, muscular e nervoso. O tecido epitelial é responsável por revestir superfícies corpóreas e tem função de proteção, isolamento, passagem de substâncias (epitélio de revestimento) e de secreção de substâncias (epitélio glandular). O epitélio de revestimento pode ser classificado quanto a forma e número de camadas, cada um contendo especializações. O tecido conjuntivo tem como principal característica a grande quantidade de substância intercelular e a origem mesodérmica. A substância amorfa que fica entre as células é fabricada pelo fibroblasto. Estas células originarão outros tipos de células do tecido conjuntivo. Ele pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito, tecido ósseo, tecido cartilagenoso, tecido hematopoiético e tecido adiposo.

O tecido conjuntivo propriamente dito sustenta e nutre outros tecidos que não possuem vascularização, e é considerado um tecido de
preenchimento e sustentação. Em sua constituição possui fibroblastos, que são células jovens que irão dar origem às fibras que podem ser fibras colágenas, fibras elásticas e fibras reticulares. Outras células deste tecido são os macrófagos e os plasmócitos, que possuem uma função de defesa. O tecido adiposo é rico em adipócitos (células que acumulam gordura (lipídios)) e tem como funções: isolante térmico, proteção mecânica, isolante elétrico, degradação de toxinas, além de participarem da formação de hormônios.

O tecido cartilaginoso possui fibras colágenas e elásticas, com consistência firme e flexível que o permite sustentar diversas
partes do corpo. É um tecido não vascularizado. O tecido ósseo forma os ossos e é constituído por colágeno, fosfato e carbonato de cálcio. A matriz óssea é formada pelos osteócitos, osteoblastos (fixam o cálcio no tecido) e osteoclastos (que destroem a matriz óssea). O tecido hematopoiético pode ser dividido em Mielóide (tecido que produz a células sanguíneas e formam a medula óssea vermelha) e Linfóide (tecido que estoca e promove amadurecimento das células sanguíneas, estando presentes nas amígdalas, nos linfonodos e no baço). O tecido sanguíneo é um tecido dividido em plasma (grande quantidade de água, sendo responsável pelo transporte de gases, nutrientes, excretas, hormônios e proteínas) e elementos figurados (parte onde estão presentes as células como hemácias, leucócitos e plaquetas).

O tecido muscular é um tecido contráctil que garante o deslocamento do corpo, movimentar estruturas internas ou fluidos. As células que compõem o tecido muscular são longas e são chamadas de célula muscular ou fibra muscular. O tecido nervoso garante a interação junto ao meio ambiente e a todas as partes do corpo e a principal célula constituinte desse tecido é o neurônio, onde os dendritos capturam os estímulos, que passarão através do corpo celular até o axônio.