Características gerais do reino monera
Importância das bactérias
Bactérias e Engenharia genética
Bacterioses: tuberculose, pneumonia, Hanseníase e leptospirose
Bacterioses: cárie, cólera, tétano
Bacterioses: gonorreia, sífilis, meningite
Antibióticos, vacinas e anticorpos
O reino monera engloba as bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. É constituído por seres unicelulates e procariontes (sem carioteca, ou seja, sem núcelo delimitado). Os organismos desse reino são importantes no meio ambiente, pois realizam a decomposição de materias, fixação do nitrogênio e nitrificação (participam do ciclo do nitrogênio), fazem parte da flora microbiana nos seres, algo benéfico, mas também podem provocar doenças. As bactérias , seres mais prevalentes desse reino, possuem citoplasma, ribossomo 70s, DNA circular e plasmídeos (importantes na replicação da bactéria).
As bactérias podem ser classificadas quanto a sua forma, como esféricas (cocos), em cadeias (estreptococos), em cachos de uva (estafilococos), cilíndricas (bacilos), helicoidal (espiroquetas) e em forma de vírgula (víbrios). As bactérias também podem ser classificadas de acordo com a coloração GRAM (GRAM positivas ou negativas), que depende da composição da parede celular e coloração. A respiração das bactérias pode ser aeróbica (depende de O2), anaeróbias facultativas ( vivem tanto na presença quanto na ausência de O2) ou obrigatórias (não sobrevivem sem a presença de O2). Já a reprodução, podemos citar a bipartição, conjugação, transformação e transdução.
As bacterioses podem ser transmitidas através do ar (saliva), como a Tuberculose (sintomas como tosse com secreção,febre, cansaço), Pneumonia (sintomas como Tosse, febre, dor no peito), Hanseníase (supressão da sensação térmica e dor, mancha no corpo), Meningite (sintomas como forte dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre alta, confusão mental), Coqueluche (sintomas como tosse com catarro), Difteria (sintomas como inchaço no pescoço, inflamação na garganta, tosse, dor de cabeça) e Antraz (problemas respiratórios graves); através de água e alimentos contaminados: Salmonela e Febre tifóide (sintomas como vômitos, diarreia forte e febre); alimentos em conserva: Botulismo (sintomas como paralisia muscular); objetos inferrujados: Tétano (espasmos musculares); urina e pulga de ratos: Leptospirose e Peste negra (sintomas como febre, tosse e dor muscular); DST: Sífilis e Clamídia. Vale lembrar que o tratamento das bacterioses é feito através de antibióticos.