Características Principais
Estruturas da Bactéria
Formato das Bactérias
Cianobactérias
Reprodução
Domínios
O reino monera engloba as bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. É constituído por seres unicelulates e procariontes (sem carioteca, ou seja, sem núcelo delimitado). Os organismos desse reino são importantes no meio ambiente, pois realizam a decomposição de materias, fixação do nitrogênio e nitrificação (participam do ciclo do nitrogênio), fazem parte da flora microbiana nos seres, algo benéfico, mas também podem provocar doenças. As bactérias , seres mais prevalentes desse reino, possuem citoplasma, ribossomo 70s, DNA circular e plasmídeos (importantes na replicação da bactéria).
As bactérias podem ser classificadas quanto a sua forma, como esféricas (cocos), em cadeias (estreptococos), em cachos de uva (estafilococos), cilíndricas (bacilos), helicoidal (espiroquetas) e em forma de vírgula (víbrios). As bactérias também podem ser classificadas de acordo com a coloração GRAM (GRAM positivas ou negativas), que depende da composição da parede celular e coloração. A respiração das bactérias pode ser aeróbica (depende de O2), anaeróbias facultativas ( vivem tanto na presença quanto na ausência de O2) ou obrigatórias (não sobrevivem sem a presença de O2). Já a reprodução, podemos citar a bipartição, conjugação, transformação e transdução.
As cianobactérias, também conhecidas como algas azuis, são muito parecidas com as bactérias. São seres procariontes, autótrofos (realizam fotossíntese, porém suas células não possuem cloroplastos) e , em sua maioria, são encontradas em água doce. São seres unicelulares, porém, algumas espécies formam colônias de diferentes formatos. Sua reprodução é assexuada e se dá por divisão binária. Atualmente ocorre a separação das Arqueobactérias (bactérias primitivas) das chamadas Eubactérias (bactérias verdadeiras) e, as arqueobactérias podem ser divididas em três grandes grupos principais: Halófilas,Metanogeneas e Termoacidófilas.