Anelídeos
Excreção, Reprodução e Coordenação Nervosa em Anelídeos
Moluscos
Excreção, Reprodução e Coordenação Nervosa em Moluscos
Os anelídeos são animais invertebrados com corpo cilíndrico e segmentado. São celomados triblásticos, com o corpo divididos em segmentos, o que chamamos de metameria. São invertebrados triblásticos, celomados, com simetria bilateral e metamerização interna e externa do corpo. Os anelídeos podem ser aquáticos ou terrestres, parasitas ou possuírem vida livre. O sistema digestório desses organismos é completo (possuem boca e ânus), o sistema nervoso é ganglionar em escada e a respiração é cutânea indireta nos animais terrestres e branquial nos aquáticos. Possuem sistema circulatório fechado, com presença de sangue e hemoglobina como pigmento respiratório.
Os anelídeos são classificados em três classes: Oligoquetas, Poliquetas e Hirudíneos. Os Oligoquetas (minhocas) apresentam poucas cerdas, sendo encontrados em solos úmidos e são importantes para manutenção do solo, ajudando na produção do úmus. Os Poliquetas possuem grande quantidade de cerdas ao longo do corpo e são animais com sexos separados. Os Hirudíneos (saguessuga) possuem ventosas que auxiliam tanto na locomoção quanto na alimentação, são hermafroditas e não apresentam nenhuma cerda. Vale ressaltar que os anelídeos podem ser dioicos (sexos separados) ou hermafroditas (monoicos).
Os Moluscos são animais celomados, triblásticos e simetria bilateral. Apresentam o corpo dividido em cabeça, pés e massa visceral. A maioria dos indivíduos apresenta também uma concha de calcário, que pode ser externa ou interna, e ajuda na identificação dos grupos. As classes mais conhecidas são os Gastropodes (caramujos, caracóis e lesmas), os Bivalves (mexilhões), os Cefalópodes (náutilos, polvos e lulas). A respiração desses organismo pode ser pulmonar (animais terrestres), branquial (aquática - maioria dos moluscos) e, algumas classes podem apresentar também respiração cutânea. O sistema circulatório é aberto, com exceção dos cefalópodes, que apresentam o sistema fechado. O sistema digestivo é completo (muitos possuem rádula, que ajuda na alimentação). A excreção ocorre por nefrídeos e o sistema nervoso apresenta um gânglio dorsal com cordões nervosos. A reprodução é sexuada, com fecundação interna ou externa.