Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Região Sul: Introdução

Professor Ricardo Marcílio Monteiro descomplica Região Sul, confira!

Características naturais

Agropecuária

Recursos minerais

Indústria do Sul

Introdução
 

Seguindo a regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cinco macrorregiões, o foco desse material será a Região Sul. Ela é composta por três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que possuem processos de ocupação comuns, marcados por influência italiana e germânica, além de condições naturais similares, o que facilita nosso estudo. A região apresenta o maior índice de desenvolvimento humano do país, com aproximadamente 29 milhões de habitantes, sendo a terceira maior região em termos populacionais e a região de menor área entre as cinco regiões do país.

Mapa da Região Sul
Fonte: https://i.pinimg.com/originals/

Características naturais

O clima dessa região é, predominantemente, o subtropical, caracterizado por alta amplitude térmica, que se traduz em verões quentes e invernos frios. A pluviosidade da região é marcada por chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sem apresentar estações secas. Nas áreas de serras, registram-se as menores temperaturas do país. Apenas o norte do Paraná apresenta algumas condições climáticas destoantes, sendo mais similares ao clima tropical de altitude que ao subtropical da região.

A vegetação da região é composta por dois principais domínios: a Mata de Araucária e as Pradarias. É possível estudar essas duas vegetações a partir de suas características biológicas, mas também é muito importante adotar uma visão integrada, como o clima e o relevo. Nesse sentido, é muito mais interessante olharmos para os domínios morfoclimáticos da Região Sul.

 

Domínio da Araucária
 

Os Planaltos Subtropicais com Araucárias são terrenos predominantemente sedimentares-basálticos, localizados no sul do país, em uma região de clima subtropical. É no estado do Paraná que se observa a maior concentração de sua vegetação bem peculiar, a araucária. É uma floresta de pinheiros aciculifoliados (folhas em forma de agulhas). Com exemplares de altura superior a 30 metros, exige um solo profundo para abrigar uma extensa raiz capaz de sustentar tal vegetação. É possível encontrar solos de terra roxa, um dos mais férteis do país, ao mesmo tempo que outras manchas de solos pobres. O relevo predominante é de planaltos e serras. O principal impacto é o desmatamento para a construção civil, indústria da celulose e moveleira.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ritmo-de-regeneracao-das-araucarias-e-preocupante-0216q6xu4dor9miinmqf76enw/

Domínio das Pradarias
 

As áreas de Coxilhas Subtropicais com Pradarias Mistas são também denominadas Pampas ou Campos Sulinos. Apresenta um relevo formado por coxilhas (colina aplainada) recobertas por vegetação herbácea, isto é, vegetação rasteira, como as gramíneas. O clima predominante é o subtropical. O principal impacto é o avanço da atividade pecuária e o processo de arenização (perda de fertilidade devido à formação de bancos de areia).

Fonte: https://meioambiente.culturamix.com/agricultura/campos-sulinos

Agropecuária
 

É a região que apresenta melhor distribuição fundiária do país, decorrente do processo histórico de ocupação. Por ter sido uma região muito disputada, a ocupação efetiva de suas terras era uma garantia de domínio maior. Nesse sentido, foi incentivada a ocupação das terras da região a partir da atração de imigrantes europeus, seguida de um processo de distribuição de pequenas propriedades.

A agricultura familiar é bem desenvolvida na região e a policultura é praticada nessas pequenas propriedades, sendo a região de maior valor de produção da agricultura familiar. Todavia, nas últimas décadas, devido ao avanço do agronegócio, a região tem sofrido significativas mudanças nessa distribuição. Observa-se a diminuição de estabelecimentos rurais voltados para a agricultura familiar, à medida que há o avanço das grandes propriedades e da modernização da produção. A região passa a ser destaque na produção de soja, milho, trigo e uva, bem como na pecuária suína e bovina, além da criação de galináceos.

 

Recursos minerais
 

Quanto aos minerais metálicos, como ferro, alumínio e cobre, a Região Sul não apresenta grandes destaques. Entretanto, quanto aos recursos minerais fósseis, como o carvão mineral, a região apresenta grande importância nacional. É necessário destacar que o carvão mineral é formado em ambientes com soterramento de matéria vegetal. Ele é encontrado em bacias sedimentares, geralmente formadas na Era Paleozoica. O carvão mineral brasileiro, denominado turfa e linhito, é de baixa qualidade e, por isso, é necessário importar uma grande quantidade para uso industrial. A Região Sul e parte do estado de São Paulo são as principais áreas de disponibilidade desse recurso mineral no país. O Vale do Tubarão (SC) apresenta maior formação de linhito, e o Vale do Jacuí (RS), maior formação de turfa. O segundo, de pior qualidade, destina-se principalmente ao uso em termoelétricas.

Fonte: https://docplayer.com.br/docs-images/82/84795576/images/1-1.jpg

Indústria do Sul
 

A região apresenta importantes indústrias tradicionais, associadas à imigração europeia nos séculos XIX e XX, direcionadas ao ramo de produção têxtil, alimentícia e de calçados.

Também apresenta indústrias mais modernas, associadas ao processo de desconcentração industrial possibilitado pela globalização. Devido às revoluções técnicas nos transportes e comunicações, diversas indústrias puderam migrar de regiões industriais tradicionais para outras regiões mais competitivas quanto à mão de obra, valor imobiliário e mercado consumidor. Devido aos indicadores sociais elevados da Região Sul, como a disponibilidade de mão de obra qualificada, além da proximidade com o Mercosul, durante a década de 1990, observou-se a migração e criação de diversas indústrias no Sul do país, buscando-se atender às demandas desse bloco econômico.

Principais concentrações industriais e recursos minerais da Região Sul
Fonte: http://geofundamental.blogspot.com/