Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Apresentação do Receptor

Introdução às principais diferenças entre receptores, resistores e os geradores.

Gráfico do Receptor

Exercício sobre Equação do Receptor

Exercício sobre Gráficos e Elementos Elétricos

Exercício sobre Instrumentos de Medidas

Gráfico com Gerador/ Receptor

Circuito Gerador/ Receptor

Receptores

Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em qualquer outra modalidade de energia, seja ela mecânica, térmica, entre outras. Um ótimo exemplo de um receptor no nosso cotidiano é o motor elétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica, sendo a base para o funcionamento de vários aparelhos, como os ventiladores, liquidificadores, geladeiras, etc.

Equação dos Receptores

A energia disponível para o receptor resulta da passagem da corrente elétrica. O trabalho realizado pelos portadores de carga que constituem a corrente elétrica fornece energia para o funcionamento. A diferença de potencial elétrico nos terminais do aparelho nos terminais do aparelho é menor que a tensão nominal do gerador elétrico. Isso se deve à conversão de energia elétrica em outra modalidade de energia.

A tensão nominal do gerados é a diferença de potencial total (ddp) disponível para o receptor. Todo aparelho receptor apresenta uma resistência própria, denominada de resistência interna, que acaba por diminuir a ddp total. A ddp útil é aquela efetivamente utilizada pelo aparelho na conversão da energia elétrica em outra forma de energia. Assim, podemos escrever que a ddp total é a soma da ddp dissipada pela resistência interna e a ddp útil.

Onde, 

  • V - ddp total (Volts)
  • E' - ddp útil, efetivamente utilizada pelo aparelho receptor. É a famosa Força Contraeletromotriz (Volts)
  • r - resistência (Ohm - Ω)
  • i - corrente elétrica (Ampère)

e, r e i refere-se à quantidade de energia que foi dissipada pelo aparelho em sua resistência interna por meio do Efeito Joule.

Uma forma de representar o que ocorre é através da imagem a seguir:

Gráfico do Receptor

Na equação do gerador, a força contraeletromotriz e a resistência interna do receptor são constantes. Com isso, pode-se construir um gráfico da ddp total pela corrente elétrica. Como a equação do receptor é de primeiro grau, o gráfico será: