Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Sentimento do mundo

No primeiro vídeo do módulo, o professor Diogo resolve uma questão da prova da FUVEST, que tem como referência o poema “Sentimento do mundo”, o primeiro da obra homônima.

Tristeza do império

Operário no Mar

Ode ao Cinquentenário do Poeta Brasileiro

A Figura de Manuel Bandeira

Sentimento do Mundo 

Sobre o autor: Carlos Drummond de Andrade 

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, no ano de 1902. Passou a infância nas fazendas de sua família, que foi exploradora da região. Após realizar o curso universitário em Belo Horizonte (se formou em farmácia), começou a participar dos eventos culturais modernistas. Co-fundador de “A Revista”, importante canal de divulgação do Modernismo de Minas Gerais, em 1930 publicou “Alguma Poesia”, que , com “Brejo das Almas” (1934), seu segundo livro, melhor realizou a integração entre a poesia de 1922 e a de 1930. Em 1933, passou a morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou como funcionário público e escreveu diariamente para jornais, ao longo de 50 anos. Nesta cidade, veio a falecer em 1987, aos 85 anos. 

"Sentimento do Mundo"

Sentimento do Mundo é um livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1940. Nele, evidencia-se a influência modernista, além de conferir aos poemas um caráter pessoal, uma vez que apresenta referências ao universo rural, o qual permeia as memórias poéticas do escritor. Na obra, Drummond procura dedicar seus interesses às questões sociais e demonstra, também, maior transparência ao seu posicionamento político, no caso, sua postura marxista. 

A temática abordada na obra retrata o contexto histórico em que seus poemas foram produzidos: a Europa em meio a eclosão da Segunda Guerra Mundial e o Brasil vivia o período de governo de Vargas, o qual conduziria ao golpe do Estado Novo. Esses fatores influenciaram o poeta, pois a tensão política era algo que Drummond não poderia ficar alheio.