Preconceito
Discriminação
Tipos de preconceitos e discriminações 1
Tipos de preconceitos e discriminações 2
Tipos de preconceitos e discriminações 3
O preconceito é um juízo pré-concebido que se manifesta, perante pessoas, crenças, sentimentos. É uma ideia formada antecipadamente. Já a discrminação ocorre quando há uma atitude adversa perante uma característica específica. Esses fenômenos sociais são distintos, mas ocorrem de maneira articulada. Ideias pré-concebidas são comuns no senso comum, entretanto, quando usamos essas ideias para dispensar tratamentos diferenciados então temos uma discriminação. Nesse sentido observamos que o preconceito comumente se manifesta de maneira discriminatória. Esses fenômenos se relacionam com processos culturais de identidade e alteridade e nossa pouca habilidade de lidar com a diferença.
Os tipos de preconceito e discriminação podem ser vários. Os mais relevantes são:
Racial: Abrange os indivíduos que são vistos somente por seu pertencimento fenotípico, que socialmente costumamos definir como raça.
Social: Quando há um julgamento em relação à formas de se vestir, ao local de moradia, estilo de vida em geral, comumente relacionado a questões de classe e renda.
Sexual: Um tipo de discriminação relacionada ao sexo, gênero e orientação sexual do indivíduo.
Linguístico: Trata do julgamento depreciativo e desrespeitoso sobre a forma de falar do outro.
Religioso: Expressa a incapacidade de lidar com a diferença na esfera religiosa, gerando intolerância.
Esses preconceitos e discriminações produzem uma série de hierarquias sociais através de estereótipos e estigmas, levando à desigualdade social e formando estruturas de poder como o patriarcado, o racismo, a homofobia e o classismo.