Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O Evolucionismo na história

Neste primeiro vídeo iremos mostrar, de maneira geral, como surge o homem no mundo e a diferença teórica entre História e Pré-história.

O Período Paleolítico

O Período Neolítico

Idade dos Metais

O Brasil e a Pré-história

Características do período Neolítico

Transição: Paleolítico e Neolítico

O que pode ser considerado História?

O estudo da história continua impregnado por uma visão eurocêntrica e limitada do tempo uma vez que a chamada Pré-História é designada como um período anterior ao surgimento da escrita. Porém, se tudo aquilo que o homem produz pode ser considerado uma fonte histórica, porque a escrita é a única categoria que define o que é história ou não?  

Durante boa parte do tempo, acreditou-se que não era possível escrever a História de períodos em que as civilizações não dominassem a escrita. Essa escolha revela como as relações de poder influenciam na maneira como o campo da ciência histórica se desenvolveu. Essa nomenclatura é muito questionada atualmente já que traz, implicitamente, que os povos sem escrita não teriam história. Vale ressaltar, que essa divisão entre quem tem escrita x quem não tem escrita impacta diretamente naquilo que consideramos fontes históricas, uma vez que, como falamos acima, tudo aquilo que é produzido pelo homem pode contar uma história e ser utilizada para recontar determinados períodos. 

Assim, as fontes que falam sobre o passado podem ser múltiplas e hoje, para o historiador, nada é descartável, muito menos, aquilo que não é “escrito”. 

Além disso, a ideia de uma evolução civilizatória também permeia a ideia de Pré-História, uma vez que ela seria, necessariamente, composta por grupos que não possuíam uma sociedade com características sociais, políticas e econômicas mais complexas. Atualmente, os historiadores trabalham com uma ideia de história não linear, ou seja, sem uma noção de “início, meio e fim” e nem comparações entre o tempo histórico de diferentes grupos.