Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Características gerais dos platelmintos

Confira!

Características gerais dos nematódeos

Teníase e cisticercose

Esquistossomose

Verminoses causadas por nematódeos

PLATELMINTOS

Os Platyhelminthes ou platelmintos são conhecidos como vermes achatados, por conta de seu corpo achatado dorso-ventralmente. São protostomados triblásticos acelomados (não apresentam celoma).

O sistema digestivo é incompleto, apresentando apenas boca, e a digestão é extracelular e intracelular. A presença de protonefrídeos, que ajudam na osmorregulação, permitiram que estes animais conquistassem os ambientes de água doce. Neste processo, acabam também liberando excretas, com a ajuda das células flama. A respiração ocorre através da pele, sendo chamada de cutânea direta, e os processos de trocas gasosas e transporte de nutrientes ocorre por difusão.

Os platelmintos apresentam quatro ordens: a Turbellaria, com as planárias (que podem ser de ambientes terrestres úmidos ou marinhas e de água doce), os Trematoda, que são os parasitas causadores de muitas doenças como o esquistossomo, e a classe Cestoda, que apresenta as tênias.

Planárias são exemplos de platelmintos de vida livre.

Planárias são exemplos de platelmintos de vida livre.


Platelmintos - verminoses

Teníase e Cisticercose

A teníase tem como hospedeiro definitivo o homem, e pode ser causada pela Taenia solium (que tem o porco como hospedeiro intermediário) e Taenia saginata (que tem o gado como hospedeiro intermediário). A contaminação se dá pela ingestão de carnes mal cozidas contendo cisticercos, que são cistos formados principalmente na musculatura desses animais, após terem ingerido os ovos de tênia. No intestino humano, esses cisticercos se desenvolvem em tênias adultas, que crescem em proglotes (segmentos do corpo) e liberam novos ovos de maneira assexuada.

Quando há a ingestão de ovos de Taenia solium ocorre a cisticercose. Os ovos caem na corrente sanguínea e ao chegar em algum órgão (que pode ser músculo ou mesmo o cérebro), desenvolvem os cisticercos. Nesse caso, o homem faz o papel de hospedeiro intermediário, e não há desenvolvimento da T. solium a adulta, visto que o ciclo foi interrompido (não há a ingestão de carne humana contendo cisticercos por outro indivíduo).

Esquema do ciclo da teníase

Esquema do ciclo da teníase

 

Esquistossomose

Causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, esta doença também é conhecida como barriga d’água. Ovos do Schistosoma chegam a corpos d’água que contenham o hospedeiro intermediário, que são caramujos do gênero Biomphalaria. Miracídios eclodem dos ovos e penetram nesses caramujos, saindo posteriormente na forma de cercárias, que são capazes de penetrar na pele de indivíduos em contato com a água. A forma adulta se estabelece nos vasos mesentéricos, órgão que fica entre o intestino e é responsável por nutrir essa região. Após a reprodução, os ovos são liberados e passam para o intestino para serem eliminados nas fezes. A maior característica da esquistossomose é o aumento do volume abdominal causado pela migração dos ovos para o fígado e provocando o aumento da pressão venosa na região.

Esquema do ciclo da Esquistossomose.
Esquema do ciclo da Esquistossomose.


NEMATELMINTOS

Os nematelmintos, Nemathelminthes, nematódeos ou nematoda são os vermes cilíndricos, com o corpo não segmentado em compartimentos. São protostomados triblásticos e possuem um celoma do tipo blastoceloma (ou pseudo celoma). Nestes animais, a cavidade celomática é revestida tanto pela mesoderme quanto pela endoderme (no celoma verdadeiro, é apenas pela mesoderme).

O sistema digestivo é completo, com boca e ânus, e digestão extracelular. A excreção ocorre por uma série de túbulos coletores formando canais em formato de H (ductos em H, chamadas de células renete). A circulação e a respiração (cutânea direta) ocorrem por difusão. O sistema nervoso é ganglionar formado por um anel nervoso e cordões que se estendem pelo corpo.

Evolutivamente temos divergências quanto à classificação. Podemos agrupar os nematódeos próximos aos artrópodes (hipótese ecdizozoa) ou distantes dos artrópodes (hipótese articulata). Apesar de diversos representantes de vida livre, os parasitas são maiores e mais bem conhecidos por conta de sua importância médica. A filariose é transmitida por picadas de mosquito, enquanto a oxiurose e a ascaridíase são transmitidas pela ingestão de alimentos contaminados. Já o amarelão é transmitido através da penetração da pele, já que este parasita vive no solo.
anatomia de um nematelminto

Nematelmintos - Verminoses

Ascaridíase

Causado pelo verme Ascaris lumbricoides, também é conhecida como lombriga. A contaminação ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com ovos.

Esquema do ciclo da ascaridíase
Esquema do ciclo da ascaridíase


Oxiurose

Ocorre pela infecção por Enterobius vermicularis, adquirido através da ingestão de água e alimentos contaminados.

Amarelão

O amarelão é causado pelo Necator americanus a partir da penetração da larva (larva migrans) pela pele.

Filariose

Causado por nematelmintos da espécie Wuchereria bancrofti, que são transmitidos por mosquitos do gênero Culex. O verme se aloja no sistema linfático, podendo causar inchaço nos membros.

Esquema do ciclo da filariose
Esquema do ciclo da filariose